Dando continuidade à nossa série “Top 5 Tracks de 2011”, hoje resolvemos trazer uma convidada mais do que especial: a Camila Giamelaro, do Caixa Direita (@caixadireita). Confiram o post que ela escreveu para nós e suas Top 5 tracks de 2011:
—
Eu achei que todas as músicas que escutei esse ano e que consideraria as melhores de 2011 seriam músicas lançadas nos anos passados. Não sei se isso significa que meu gosto anda exigente demais ou se a coisa tá ficando feia. No entanto, consegui dar uma caroçada na minha mente e consegui sim fazer um Top 5 bem digno… Pelo menos na minha opinião.
Pra mim esse ano foi O ano da reviravolta. Passei a escutar muito mais outros estilos que antes eu não dava bola, e isso realmente me fez ampliar os horizontes.
Todas as músicas que listei aqui eu fiz questão que fossem músicas que não só me tocaram ao escutá-las em casa, mas que fizeram a diferença e me marcaram ao vivo e a cores. Sentir a emoção do artista em si mixando-as conforme a energia que o público emanava… Pra mim isso fez toda a diferença! Mas chega de papo! vamos ao Top 5!
[soundcloud:http://soundcloud.com/essentialselection/coldplay-every-teardrop-is-a]
Essa daqui foi a música que escolhi como sendo a melhor do ano para a votação realizada pelo pessoal do Factóide, e é claro que ela não poderia deixar de aparecer aqui. Coldplay é uma das bandas que mais amo no universo! Até hoje nunca tinha escutado uma remix digna deles, até que o Swedish House Mafia apareceu com esta. Ter a chance de ver e escutar, ao vivo, o trio tocando essa música no UMF me fez os olhos encher de lágrimas!
[soundcloud:http://soundcloud.com/skrillex/nero-promises-skrillex]
Esse foi o ano do dubstep se reerguer. O gênero apareceu não só em destaque na música eletrônica, mas também no pop e no rock com diversos artistas de destaque. Esses são os dois projetos mais notáveis pra mim. Skrillex está com a bola toda, produzindo ao lado de artistas como Kaskade e até Korn. Nero é um duo bastante querido do gênero e também tive a sorte de conferir o som pesadíssimo dos caras no UMF.
[soundcloud:http://soundcloud.com/petduo/petduo-gatao]
Os reis do hard techno – essa é a definição dada mundialmente para o casal Ana e David. Eu sempre tive o sonho de ver esse casal tocando, por serem as lendas que são. Conheci os dois não como o projeto Pet Duo mas como personagens da noite durante a década de 90 no livro ‘Babado Forte’ da Erika Palomino. Imagine então a ansiedade para a chegada da Techno Route de maio deste ano, festa a qual eles seriam os headliners? Lá eles lançaram a nova tour mundial, High on Sound, e ver ambos tocando a 3 passos de distância, com a Ana mandando beijinhos e piscadinhas para todos, inclusive pra mim já que ela viu que minha postura era de pura admiração, foi um dos momentos mais marcantes do ano! Essa track eu escolhi por ser uma das mais suaves, mas pra vocês conhecerem mais, basta entrar no Soundcloud deles e escutar o Set da Techno Route que tá jóia!
[soundcloud:http://soundcloud.com/systematicrecordings/marc-romboy-vs-stephan-bodzin-triton]
Essa não foi lançada este ano, mas eu a descobri este ano. Gosto dos dois artistas trabalhando separadamente, juntos então é de me fazer chorar! E desde que escutei a primeira vez essa música eu sabia que ela me tocaria profundamente. Dito e feito! Bodzin se apresentou na Tribe e mandou essa logo na sequência de Rubin. eu estava em cima do palco nesse momento, tirando fotos pro Caixa Direita e vi a emoção do Bodzin de pertinho… Foi de chorar!
[soundcloud:http://soundcloud.com/pe-and-ban/acid-pe-and-ban-soundcloud-edit]
Eu sei que sou suspeitíssima pra falar sobre essa dupla de produtores brasileiros porque são meus amigos pessoais, mas não tive como deixar de fora. Suas produções estão em alta com a interpretação do DJ Mandraks, sem contar que o Pest e o Ban tem gosto apuradíssimo para música e experiência pra dar e vender. Todas as tracks dos caras são sensacionais, portanto ouçam o Soundcloud do Pe & Ban!
—
Gostaria de agradecer demais o convite dos amigos do Psicodelia, conhecê-los foi o melhor presente de 2011 e com certeza foi o que teve de melhor na XXXperience! Ano que vem promete! Caixa Direita e Psicodelia juntos nas pistas e na web!