No dia 21 de abril Amo + Navas desembarcam no Brasil com um instrumento muito especial na bagagem. Para celebrar 20 anos de carreira eles incorporaram a Reactable ao Live e apresentarão esse show especial na Kaballah Festival.
A Reactable é um instrumento singular em vários aspectos, mas o mais marcante certamente é o visual. A mesa azul é controlada por sensores em formatos geométricos que representam diversos parâmetros do som.
Onde cada sensor é colocado e como ele é manipulado influencia diretamente no som que é produzido pela mesa.
O Psicodelia.org fez algumas perguntas para Amo + Navas sobre esse show. Veja com exclusividade o que eles responderam e saibam o que esperar deles na Kaballah.
Psicodelia: Comemorar 20 anos de carreira é difícil para qualquer artista, mas para um dupla a dificuldade é ainda maior. Qual o segredo para esse sucesso? Como vocês lidam com as diferenças entre os dois?
Amo + Navas: Nós sempre trabalhamos juntos e nos entendemos perfeitamente. Todas as decisões são tomadas em dupla e sempre buscamos avaliar e entender o ponto de vista do outro. Um dos nossos segredos é trabalhar, trabalhar e trabalhar. Nós dois trabalhamos duro e tentamos de tudo para evoluir.
Psicodelia: Comparando a época em que vocês começaram com hoje, o que mudou no cenário da música para DJs e produtores? Vocês consideram que a situação está melhor ou pior?
Amo + Navas: Tudo mudou. Antes era mais difícil ser um DJ, o acesso a tecnologia era muito mais restrito, os vinis eram bem caros, e nós tínhamos que gastar nosso dinheiro em outras coisas ou comprar vinis, quando você é jovem não é fácil. Nós tínhamos que trabalhar muito só para tocar discos em um clube.
Em termos de produção, a evolução tecnológica tem sido muito maior. Hoje um simples software faz 100 vezes mais coisas do que 7 maquinas conseguiam fazer. Obviamente hoje as coisas são muito melhores e mais fáceis, embora existam muitos daqueles que se consideram “DJ”.
Psicodelia: Sobre a Reactable, o que a torna tão singular que vocês decidiram torna-lá parte dessa tour especial?
Amo + Navas: Ela é realmente um sistema único. Os elementos interagem uns com os outros e nos permitem fazer criações ao vivo, todos podem ver como nós tocamos o som ao vivo simplesmente colocando uma câmera. É muito interessante. Com nosso novo show Reactable você pode ver a música então pode sentir a música melhor.
Psicodelia: Existe algo de orgânico na Reactable, tanto visualmente quanto no uso, vocês acreditam que o público consegue sentir isso na música?
Amo + Navas: Absolutamente, porque nós podemos criar muitas coisas ao vivo e as pessoas podem ver os sinais interagindo. É uma mesa e um show super orgânicos. As pessoas podem ouvir a música e ao mesmo tempo ver a interação no telão de video.
Psicodelia: Você pode nos contar exatamente como a Reactable é incorporada ao live set?
Amo + Navas: É como um instrumento, nós criamos algumas das músicas com ela ou simplesmente interagimos diretamente com as outras músicas. É incrível combinar todas as características da Reactable com nosso próprio som.
Psicodelia: Vocês tem um carinho especial pela Kaballah e nosso país, certo? Como isso aconteceu? E como surgiu a ideia de fazer uma música chamada “Kaballah Brazil”?
Amo + Navas: Nós temos uma relação especial com a Kaballah porque eles foram os primeiros a nos trazer para o Brasil e depois de tantos anos nós temos uma relação bem próxima, como uma família. A ideia surgiu porque queríamos criar algo especial para nossos amigos, que todos poderiam curtir. Fiquem atentos aos novos lançamentos do Amo + Navas, provavelmente uma nova surpresa está a caminho.
Nós amamos o Brasil, nós também temos uma relação especial com o Privilege Group no Brasil, eles também são nossos amigos e nós somos Djs residentes especiais do Privilege Group.
Psicodelia: Finalmente, o que podemos esperar desse show especial que vocês tocarão na Kaballah Festival?
Amo + Navas: Uma experiência totalmente nova e visceral. Um novo show onde música e visual funcionam juntos e levam você para outro nível. Simplesmente mágica.