Você provavelmente já ouviu falar do Kinect, o acessório para Xbox 360 que lhe permite controlar os movimentos dos personagens dos jogos do console na tela de sua TV através de gestos corporais. Mas que tal se você pudesse controlar a música que está sendo tocada em uma apresentação de dança, ou até mesmo em uma festa de música eletrônica, através destes mesmos gestos? Agora isso é possível com um plugin para Max for Live, criado pelo compositor, produtor musical e desenvolvedor da plataforma Max, o australiano Chris Vik.
Para aqueles que não sabem o que é o Max for Live, ele é uma plataforma aberta de desenvolvimento de dispositivos (como, por exemplo, plugins de efeitos personalizados e instrumentos virtuais) para Ableton Live. Uma de suas maiores vantagens é o fato de ele ser totalmente visual, ou seja, para criar um plugin, o desenvolvedor precisa ter apenas noções de música e produção musical.
Chris Vik utilizou um hack para Kinect chamado OSCleton que mapeia os movimentos corporais do indivíduo. O Kinectar então transforma esses movimentos em sinais midi, permitindo assim o controle de quaisquer parâmetros dentro do Ableton Live. No vídeo a seguir, Chris faz uma demonstração manipulando alguns desses parâmetros, como filtros, loops e reverb. Veja:
Aqui, outro vídeo de demonstração, dessa vez com a performance de um coreógrafo profissional, controlando diretamente a música através da dança:
Cris, em seu blog, diz que pretende extender o desenvolvimento do Kinectar para outras plataformas de reprodução, produção e edição de áudio. É possível imaginar milhares de possibilidades para uma ferramenta como essa, uma vez que ela tem o poder de mudar a forma como a música é apresentada, tanto técnica quanto visualmente.
Para mais videos e informações técnicas sobre o Kinectar, visite o blog do desenvolvedor ou o site do projeto. Gustavo Bravetti que se cuide…