O suíço Simon Schwendener, mais conhecido como Khainz ou Freakulizer, lançou essa semana seu novo álbum de techno Simple as That.
O novo álbum, segundo do projeto, traz poucas novidades em comparação ao Modul8. O que não significa algo ruim, uma vez que o lançamento de 2009 foi um sucesso incontestável.
O selo responsável pelo lançamento é novamente a Echoes Records.
Tudo começa com uma voz feminina falando em espanhol sobre música seguida de um depoimento com uma voz masculina sobre o mesmo tema. Em dado momento uma voz engraçada também em espanhol faz a música virar. Virar? Na verdade não muito. O tech house segue na mesma progressão com um ou outro elemento pouco interessante tentando manter a faixa andando. O resultado assusta, será que o álbum inteiro seguirá por essa levada?
Logo vem a resposta para a dúvida levantada pela primeira faixa, é fato que de modo geral Simple As That soa mais tech house do que Modul8, mas aqui já voltamos a ver mais do Khainz que bagunçou muitas festas por todo o Brasil nos últimos anos. Estão presentes aqui o grave pulsante característico e os build ups espertos, mas ainda fica a impressão de que falta potência no resultado final. Além disso o vocal faz pensar imediatamente em Format B.
Aqui existe uma engraçada sensação de estar ouvindo um remix das duas primeiras músicas. O resultado é completamente genérico e nada empolgante, vamos para a próxima.
Não adianta, sempre que Khainz utiliza esse vocal grave, Something Suitable do Format B vem imediatamente a cabeça.
Depois de quatro faixas pouco empolgantes finalmente algo de interessante atinge nossos ouvidos. Restarter tem um inicio promissor e o break de um minuto, que inicia no exato momento em que você começa a pensar que a faixa não tem mais muito a oferecer, trata de recuperar o interesse e traz frescor para o trabalho de Khainz. Sem dúvidas o primeiro ponto alto do álbum.
Keeping the Beat é quase uma reprise de Beatboxer, no sentido de ser tão sem graça quanto. Minto, o loop de pianinho até que é legal, mas não basta pra sustentar a música inteira.
Sejam bem vindos ao ápice do novo álbum do Khainz. O grande trunfo dessa música são as crianças(?) cantando, o vocal é editado com maestria para funcionar perfeitamente com a levada tech house, a percussão e o grave pulsante. Da vontade de criar um loop do miolo da música e ficar ouvindo por horas a fio.
E mais tech house! Talvez depois de Simple As That o termo techno não seja o mais adequado para nos referirmos ao trabalho desse suíço.
Na última faixa do álbum, Khainz parece querer encerrar com o mesmo clima que começou, um tech house com elementos vocais em espanhol. O clima é leve e festivo, e até alegra um pouco, mas fica longe de ser marcante.
Com poucos momentos realmente empolgantes e praticamente sem novidades Simple As That é um bom álbum, mas longe de causar o impacto que Modul8 teve em 2009.
Se você curtir as músicas pode comprá-las no Beatport.
Khainz está no Brasil em uma turnê para divulgar seu novo álbum. O suíço passará por São Paulo, Paraná e Minas Gerais em cinco apresentações entre abril e o início de maio. Confira as datas:
14/04 Out + Alien Trip – Bauru/SP
21/04 XXXperience – Curitiba/PR
27/04 Eazy Club – São Paulo/SP
28/04 Boombay Open Air – Betim/MG
04/05 Deputamadre – Belo Horizonte/MG