Hoje o jornal Estadão publicou uma matéria polêmica: segundo eles, nove casas noturnas da capital paulista não possuem autorização para abrir as portas – entre elas, D-Edge e Woods. A reportagem do jornal teria enviado para a prefeitura uma lista com 29 baladas, questionando sobre a autorização delas para operar, e a resposta foi que 9 delas não possuíam toda a documentação necessária.
Os proprietários das casas se defendem dizendo que estão em conformidade com a lei, mas o documento não sai por conta da burocracia. Os donos do Alberta, localizado na Av. São Luís, afirmam em nota: “Há muita morosidade no processo. Nosso pedido está em trâmite há três anos. Já cumprimos todas as determinações solicitadas, inclusive de segurança. Não é nossa vontade ter apenas o protocolo do pedido”. Rafael Setrak, sócio da Woods, completa: “Se não temos o alvará, não é porque não queremos, mas porque o trâmite na Prefeitura é muito lento. Minha casa segue todas as regras de segurança, de acessibilidade. Eu zelo pelos meus clientes. Não há nada de irregular, mas o processo ainda está em andamento”.
Os donos do D-Edge e do Madame Satã afirmam que possuem sim toda a documentação, e garantiram ser rigorosos com a segurança. O D-Edge inclusive emitiu um comunicado oficial em sua fanpage hoje:
Não incluídos na lista da Prefeitura, as casas Clash Club, Lab Club, A Lôca, ClubYatch, Studio SP, Lions Nightclub estão fechadas temporariamente por decisão própria, alegando estare de luto.
Além de fiscalizar, a Prefeitura anunciou que vai colocar na internet todos os alvarás de funcionamento de casas noturnas e demais locais de reunião válidos na capital. A lista terá os nomes e endereços, que podem ser teatros, igrejas e clubes, além da data de expedição das licenças. O levantamento já foi solicitado, mas ainda não tem data para ser publicado.
Confira abaixo as 9 casas que, teoricamente, não possuem alvará de funcionamento:
Alberta, Centro
Brooks, Chácara Santo Antônio
Cine Joia, Liberdade
Josephine, Jardins
Lions, Centro
Madama Satã, Bixiga
Studio SP, Cerqueira César
D. Edge, Barra Funda
Woods, Vila Olímpia
Via Estadão.