Sem dúvidas a mais bizarra das listas do ano, Gui Empke compartilha seu top 10 de 2010.Tanto o Mohajar quanto o Raicoski já deixaram bem claro que a lista é estritamente pessoal, mas acredito que no meu caso seja válido frisar o estritamente pessoal. Existe a possibilidade de você nunca ter ouvido qualquer uma dessas tracks e nem saber que esses produtores existem. De qualquer forma, essas foram algumas das músicas que fizeram mais barulho no meu ano. Dói o coração deixar tantas outras de fora, mas 10 são 10 então segue a lista sem nenhuma ordem específica: 10. Mj Cole – Thekla Riddim Em 2010 Cole foi um mestre, um guia, aquele que um dia eu sonho em ser. Lenda do extinto garage, o homem continua fazendo tracks insanas com bass suficiente botar casas e prédios no chão. Após um ano, Thekla Riddim ainda me causa a mesma reação da primeira vez que a ouvi, algo como “c***lho que p**ra é essa”!
09. Dj Zinc ft. Ms Dynamite – Wile Out No começo desse ano só dava Wile Out, devo ter passado no mínimo dois meses ouvindo essa música sem parar e provavelmente toquei ela em todas as gigs que tive esse ano. Acho que a tentativa do Zinc de tornar o termo Crack House um novo estilo não deu muito certo, mas independente disso todas as produções que estão surgindo desse novo trabalho dele são avassaladoras.
08. Roska & Untold – Myth Untold é de longe um dos produtores que mais admiro, o homem tem muita ideia, muita coragem e qualidade de sobra. Roska é um cara simpático de nome engraçado que produz de mais! Meu prêmio “roubou meu coração 2010” certamente vai pra ele. Um dia eu descobri que Untold e Roska estavam preparando um EP juntos, depois encontrei uma amostrinha de Myth e em outubro finalmente a joia foi entregue. Essa track está em todos os sets de UK Funky desde então.
07. Addison Groove – Footcrab Addison Groove é mais conhecido como Headhunter e foi beber na fonte do chicago footwork para criar essa faixa indescritível. Eu realmente não sei o que acontece aqui, só sei que eu amo isso. É footcrab, footcrab, footcrab, insane, insane, insane e dai entra a mulherzinha e eu fico emocionado. Não da pra explicar.
06.Breakage ft. Kemo – Temper Foundation foi o álbum que mais ouvi em 2010, lembro de arrepiar quando cheguei em Temper pela primeira vez. Dava vontade de ter colocado pelo menos metade do álbum nessa lista, mas escolhi essa música pela lembrança da primeira vez. Tiro todos os chapéus para Breakage em 2010.
05. Eskamon (Eskmo & Amon Tobin) – Fine Objects Eskmo – não confundir com o Eskimo, por favor – faz um dubstep que oscila entre o emocional e o experimental. Já Amon Tobin faz música difícil, basicamente uma mistura avant-garde de jazz e drum’n’bass. Juntos formam Eskamon e juraram atordoar profundamente a mente de nós pobres mortais. Fine Objects é a música mais interessante do ano e ponto. Longa vida a Mike Paradinas e sua Planet Mu por lançar coisas assim.
04. Magnetic Man – I Need Air O super grupo formado por Skream, Benga e Artwork tem o mérito de ter levado o dubstep ao mainstream, atingindo a décima colocação nas paradas inglesas com I Need Air. Além disso fizeram um álbum danado de bom que me levou a concluir, esse é o futuro da música pop. Se daqui uns dois anos tivermos Madonna lançando música com caras como eles, vocês podem falar que leram aqui primeiro.
03. Four Tet – Angel Echoes Chegando ao fim é hora das músicas do coração, aquelas que perfuram a alma, transcendem barreiras e te tocam para sempre. Angel Echoes abre o álbum There Is Love In You onde Four Tet esbanja sensibilidade e criatividade. Esse álbum é um daqueles must-listen, fica a lição de casa pra vocês, escutar There is Love in You do Four Tet todinho pelo menos uma vez. Essa música me fez derramar algumas lágrimas em uma tarde de inverno e assim conquistou seu espaço na minha lista.
02. Scuba – So You Think You’re Special Esse ano Scuba nos presenteou com seu segundo álbum, lançado por seu selo Hotflush, uma das labels mais ovacionadas dos últimos tempos. Triangulation é f*da em um nível intangível, verdadeira obra prima da música moderna. Se você passou 2010 sem ouvir esse álbum ainda está em tempo de remediar, corra!
01. Bonobo ft. Andreya Triana – Eyesdown Para alguns 2010 será lembrado como o ano em que a Ninja Tune – dos caras do Coldcut – fez 20 anos. Para celebrar coloquei na lista o Bonobo que lançou o belíssimo álbum Black Sands pela gravadora aniversariante. Eyesdown tem uma pegada 2-step e vocais lindos, é daquelas para ouvir com o coração.