Publicado em: 28 de dezembro de 2012 | Atualizado em: 28 de dezembro de 2012

As melhores notícias do Psicodelia em 2012

Que tal rever algumas das matérias mais populares do Psicodelia em 2012? Vamos relembrar as polêmicas, as curiosidades e o que de mais relevante conteceu este ano na música eletrônica.

Encerrando a nossa série de retrospectivas, trazemos para vocês alguns dos melhores artigos que publicamos por aqui no decorrer do ano. Nesses 12 meses, procuramos acompanhar diariamente tudo o que aconteceu no mundo da música eletrônica, de maneira ampla: o dia a dia de inúmeros DJs, a realização de eventos nacionais e internacionais, as notícias bombásticas, as curiosidades e os #fails. 

E agora, confiram o que de mais relevante rolou por aqui, separado por assunto:

DJs

Não poderíamos começar essa retrospectiva de outra forma, senão pelos personagens principais disso tudo. Entre todos os nomes citados no Psicodelia em 2012, Richie Hawtin, Deadmau5 e Skrillex certamente se destacaram. E com justiça, afinal, foram 3 dos artistas que mais apareceram na grande mídia, provocando todo o tipo de debate, por mais de uma vez, tanto nas redes sociais quanto nos sites especializados por todo o mundo. Outros nomes muito populares foram os trios Chemical Brothers e Sweedish House Mafia.

Mas nem só de gente famosa vive a cena, e aqui também destacamos uma matéria emocionante sobre a vida de Pascal Kleiman, que mesmo sem ter os 2 braços, insistiu no sonho de se tornar DJ:

Mercado

Em 2012, nos demos conta do quanto o mercado demúsica eletrônica cresceu, no mundo e especialmente no Brasil. Festas de pequeno e médio porte cresceram e se consolidaram, novos clubs surgiram, tudo se tornou maior e mais diversificado.

Eventos

O ano não poderia ter começado melhor: estávamos na Bahia, fazendo a cobertura do Universo Paralello 11. Depois disso, organizamos, apoiamos e cobrimos dezenas de eventos, por todo o Brasil. Do nascimento do Squat Stage, passando por furos de reportagem como o anúncio do One Rio, até a transmissão ao vivo do Tomorrowland, os eventos de música eletrônica deram muito o que falar em 2012.

Drogas

As drogas, sempre por aí, dando o que falar. De notícias bizarras, como os indianos que estariam usando veneno de cobra em festas rave, até descobertas improváveis, como a pesquisa que indica que o ecstasy pode conter a chave para a cura do cancer. Este é um tema que nunca irá parar de render boas pautas (ainda bem!). E aqui, no Psicodelia, procuramos sempre levar a informação de maneira independente, sem recriminar nem fazer apologia ao uso de qualquer substância:

Polêmicas

Mais popular que drogas, somente os assuntos polêmicos, que permearam a cena no ano que passou. E nós não fugimos deles, muito pelo contrário, em alguns casos, até iniciamos alguns, quando resolvemos colocar o dedo na ferida, seja de núcleos de festa, cineastas ou de alguns grupos de pessoas. Tudo, é claro, pelo bem da música eletrônica.

Curiosidades

Você sabia que em 1518 uma epidemia se espalhou por um vilarejo da Europa e fez com que todos começassem a dançar compulsivamente? Ou que o primeiro mixer da história tem mais de 100 anos? Ou ainda, sabia que em São Paulo existe um curso de DJ específico para deficientes visuais? Sabe explicar porque o dia 09 de março é considerado o "Dia Mundial do DJ"? E afinal, o que é 'Psicodelia'?

Reunimos essas e outras curiosidades aqui:

Listamos algumas das principais realizçaões do Psicodelia.org em 2012. E não foi pouca coisa.
Reunimos nosso time de colaboradores para indicar as músicas que marcaram o ano.
imagem de elielcezar
Escrito por: Eliel Cezar

Web designer e criador do Psicodelia. Apreciador da música eletrônica em seus mais variados estilos, desde o bom e velho Psytrance até o Electro Farofa.

Comentários

Cadastre seu e-mail e receba uma vez por semana um resumo com as principais notícias do Psicodelia!

Instagram - @psicodelia_org