Entrevista: Synthetik Chaos

Publicado em 06/05/2015 - Por Marina Tavares

Foto: Lauro Medeiros Fotógrafo

Marina Tavares – Quando foi o seu primeiro contato com a música eletrônica?

Synthetik Chaos – O meu primeiro contato com a música eletrônica foi em 1993, em um festival de Techno com a entrada liberada. Eu fiquei impressionado com a música e a liberdade do movimento. Após um ano, depois de conhecer alguns caras que estavam voltando de Goa, eu fiquei atraído com essa música, que era meio techno, mais psicódelia, e também com as boas vibrações das festas de Goa Trance. 

 

Marina Tavares – Como foi o início da sua carreira?

Synthetik Chaos – Eu comecei a minha carreira em 2004, com o meu amigo Fabien, nós criamos o projeto Illegal Machines. Eu saí em 2006, porque tinha me tornado pai. É difícil combinar os dois estilos de vida.

 

Marina Tavares – Como você criou o projeto Synthetik Chaos ?

Synthetik Chaos – Eu comecei o Synthetik Chaos em 2007, porque música sempre foi a minha paixão. Após construir o meu estúdio, a ideia era colocar o que tenho em mente na minha música, criar um live set, e tentar fazer o som que eu espero ouvir quando estou na pista de dança.

Marina Tavares – Quem foram as suas influências?

Synthetik Chaos – As minhas influências vêm de pessoas como: Aphex Twin, Richard Devine, Square Pusher. Da música eletrônica, projetos como: Nick Taylor, X-Dream, The Delta, Kox Box, Digital Talk…  

 

Marina Tavares – De onde você tira inspiração para criar novas músicas?

Synthetik Chaos – Eu tiro inspiração de muitas coisas, pessoas e lugares… Às vezes da minha filha brincando com seus amigos, eu gravo, e levo para o estúdio para fazer amostras. Também quando a minha namorada me obrigada a ouvir acid techno ou hip-hop, me dá ideias para adaptar sons particulares no meu estilo musical, ou meus gatos brigando… Com qualquer tipo de som que seja interessante, em meus ouvidos e minha mente. Eu trabalho com um jeito espontâneo de produzir, às vezes uma pequena amostra pode inspirar uma história para uma track completa.

 

Marina Tavares – Como foi tocar no Shivaneris Easter Festival 2015?

Synthetik Chaos – Foi a minha primeira apresentação no Brasil, eu gostei muito da atmosfera do Shivaneris Festival, o público foi muito legal, o sistema de som, a organização foi super profissional… Eu espero voltar para tocar nas edições futuras.

Foto: Lauro Medeiros Fotógrafo

Foto: Aleka Fotografia

Marina Tavares – Onde foi a apresentação que mais te marcou?

Synthetik Chaos – Eu tenho muitas lembranças legais de apresentações pelo mundo, em pequenas e grandes festas, Um dos meus lugares favoritos para tocar é o Momento Demento, na Croácia. É um festival único, o lugar, line up, e particularmente a atmosfera underground. É demais!

 

Marina Tavares – Já aconteceu alguma situação engraçada enquanto você estava tocando?

Synthetik Chaos – Eu estava tocando no Hadra Festival, na França, em 2010, quando uma garota veio da pista de dança, passou pelos seguranças, e pulou no palco, e começou a dançar como se ninguém estivesse olhando… Um dos seguranças tentou pegar ela, mas ela pulou nas caixas de som e continou a dançar, ela caiu do palco após dez segundos… Eu fiquei com medo que ela tivesse se machucado, mas ela se levantou, e tentou começar tudo novamente. Eu não conseguia parar de rir, porque essa garota era muito louca, uma festeira animal!!!

 

Marina Tavares – Quais são as novidades em relação à turnês e lançamentos?

Synthetik Chaos – Eu irei tocar no Modem Promo Party (Istambul), Momento Demento (Cróacia), Cosmic Circus (Suíça). Também em apresentações na Europa com a minha namorada Djane Mlle Vitale, com o nosso projeto de Psygressive chamado Misantropia.

Eu tenho um EP (Shatters) que ainda está disponível no synthetik.bandcamp.com.

Em breve, eu irei lançar um EP pela Bom Shanka Music. Eu tenho alguns lançamentos pela Sangoma Records, World People Production, Woodog Recordings. Após o verão, irá ficar pronto um EP chamado Misantropia.

 

Marina Tavares – Alguma mensagem final para os seus fãs?

Synthetik Chaos – Eu tenho fãs? Meu Deus!!! 

Interview in English here: 

https://www.dropbox.com/s/204qzg9dqjlfm6q/Synthetik%20Chaos.rtf?dl=0

 

Conheça mais sobre o artista:

https://www.facebook.com/synthetikchaos

https://soundcloud.com/yan-synthetik-chaos

 

Bom Shanka Music:

https://www.facebook.com/bomshankamusic

https://soundcloud.com/bomshankamusic

 

Fotos:

Aleka Fotografia

https://www.facebook.com/AlekaFotografia

 

Lauro Medeiros Fotógrafo

https://www.facebook.com/pages/Lauro-Medeiros-Fot%C3%B3grafo/21898196156…

 

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]