Começou em Março e já está andando o projeto Carambola, da Tribe, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de São Paulo. A intenção é promover a inclusão social e levar as crianças lições sobre música eletrônica e oportunidades nesse meio.
Foram distribuidos cerca de 300 kits – que continham CDs, DVDs e apostilas sobre música eletrônica – para os estudantes, com idades entre 15 e 17 anos. Serão 3 mil kits no final dessa fase. Rafael Dahan, um dos idealizadores do projeto e da própria Tribe, explica: “Selecionamos alguns dos melhores DJs e produtores nacionais e internacionais como Astrix, D-Nox e Beckers, dentre outros. (…) Para que o projeto pudesse ter o alcance que desejávamos, decidimos não comercializar os kits, mas distribuí-los gratuitamente para fãs e escolas. Nossa ideia é oferecer aos jovens uma experiência orientada em música eletrônica, enriquecer a criatividade deles com um conteúdo diferenciado e mostrar que existem formas de apreciar e interpretar a música”.
Por um mundo com crianças que possuem educação de qualidade e conheçam mais sobre música – eletrônica, inclusive.
A ideia é que com os kits os próprios professores estimulem seus alunos a desenvolver a percepção auditiva, memória, senso estético e crítico, que contribuirá melhorando a concentração e a capacidade de análise e reflexão por meio das discussões em grupo.
Para muitos estudantes, esse pode ser o primeiro contato com alguns dos artistas e músicas, que envolve as diversas vertentes do gênero eletrônico. Não deixa de ser um primeiro passo e nós, em especial, esperamos que não só dê certo mas que fique como exemplo para outras pessoas do meio. A educação é fundamental e levar isso a mais pessoas só fará com que a situação do país melhore.
Acompanharemos para ver os novos desfechos desse projeto.
Vi num RT que o @caixadireita deu num tweet da @tribesp sobre essa notícia da Electro M.A.G.