Filmes que todo frequentador de festivais deveria assistir

Publicado em 17/06/2015 - Por Camila Canabarro

Nos festivais de música eletrônica, pessoas repletas de espírito de liberdade se reúnem em lugares isolados para fugir do sistema e ficam assim por dias, ouvindo música, trocando experiências, vivendo da maneira mais simples possível, sem internet, celular e compartilhando suas melhores energias, como uma forma de escape do mundo real.

Esse estilo de evento muito comum na cena eletrônica hoje em dia, foi criado muito tempo antes, quando jovens dos anos 60 e 70 se reuniam para celebrar eventos de contracultura.

Os festivais hippies tiveram seu marco com o tão conhecido Woodstock, que aconteceu em 1969 nos EUA. Considerado o grande berço música psicodélica, talvez sem esse acontecimento, hoje nossas festas não seriam do jeito que conhecemos.

E para viajar um pouco mais nas raízes dos festivais separamos alguns filmes que além de contar a história e captar a essência da época, também fará você ter vontade de ter nascido algumas décadas antes.

Aconteceu em Woodstock (Taking Woodstock) – 2009

(https://www.youtube.com/watch?v=5EC3BGsSuUY)

Vendo esse filme você só vai conseguir pensar em uma coisa: liberdade. Ele retrata como a ideologia hippie mudou a forma de um jovem ver o mundo.

Elliot Tiber é um rapaz que abandonou sua carreira para ajudar os pais em um pequeno hotel da família que estava quase falindo. Ao ouvir boatos de que um festival de música teve sua licença cassada numa cidade vizinha, Elliot decide então oferecer a propriedade aos produtores, para salvar os negócios da família. Três semanas depois, meio milhão de pessoas aparecem para uma celebração que definiria os rumos de uma geração e influenciaria a cultura popular de forma definitiva.

Quase Famosos (AlmostFamous) – 2001

(https://www.youtube.com/watch?v=lEnYVwctef0)

Que delícia de filme. É um longa metragem muito completo, fotografia, edição, produção e roteiro impecáveis, da muita vontade de ser um dos personagens.

O filme conta a história de um jovem jornalista fã de rock que consegue um emprego dos sonhos: trabalhar na revista Rolling Stone acompanhando uma banda que está prestes a conquistar o sucesso. Hoje pode-se dizer que é um clássico do gênero rock, com bandas, fãs, groupies e todo o universo que engloba.

 

Festival Express – 2003

https://www.youtube.com/watch?v=dIYumgR92B4

É um documentário produzido no auge dos festivais em 1970, é sobre uma excursão de trem realizada no Canadá por alguns dos maiores músicos do rock, como The GratefulDead, Janis Joplin e The Band. Nele são intercaladas cenas onde os participantes estão viajando de trem e dando entrevistas.

Infelizmente ainda faltam bons filmes sobre os festivais do século XXI (aquela abominação do “Paraísos Artificiais” não conta). Para mim, o filme que consegue captar o verdadeiro espírito dos festivais que participamos é esse pequeno resumo do Unverso Paralello #12:

 

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]