Homens das cavernas pintavam sob efeito de alucinógenos, revelam estudos

Publicado em 28/07/2013 - Por

Que havia algo de diferente e surreal nas pinturas em cavernas nós já sabiamos, mas segundo os pesquisadores Tom Froese, Alexander Woodward e Takashi Ikegami, de Tóquio o verdadeiro motivo para tais pinturas um tanto quanto diferentes é porque os pintores estavam sob efeito de certas substâncias enquanto produziam suas obras.

O trio recentemente publicou um estudo em que analisaram pinturas de mais de 40.000 anos e descobriram alguns padrões bastante interessantes conhecidos como “instablidades de Turing”. Essas “instabilidades” são alucinações bem comuns após a ingestão de diversas plantas com propriedades psicoativas. Os padrões observados chegam a lembrar a própria estrutura do cérebro, com curvas e reetrâncias.

  

“Quando esses padrões visuais são vistos durante estados alterados de consciência, eles são experimentados diretamente como se estivessem carregados de sentido. Em outras palavras, são percebidos como algo importante e digno de ser usado em rituais”, explicam os pesquisadores.

Esta não é a primeira vez que fica evidenciado a relação de drogas alucinógenas com as pinturas antigas nas cavernas, apesar de ser a mais rigorosa em termos científicos até então. Em 2011, foram encontradas pinturas de cogumelos alucinógenos na caverna de Selva Pascuala (Espanha), de 6 mil anos atrás. Supostamente, o cogumelo era consumido durante rituais religiosos.

Tal descoberta era consistente com outras hipóteses sobre pinturas similares que sugeriam que os homens das cavernas sabiam dos poderes especiais de algumas plantas e possivelmente usaram isso para se inspirar quando fizeram alguns dos primeiros trabalhos de arte da humanidade.

Porém, voltando novamente ao estudo mais recente, o rigor científico apresentado é o mais importante até aqui. Os pesquisadores não apenas conectaram os padrões conhecidos de cavernas antigas a pesquisas atuais de alucinações, mas eles também mapearam as alucinações projetadas a regiões particulares do cérebro que seriam ativadas ao usar certas drogas.

Muitas das descobertas constatadas no estudo baseiam-se nas noções fundamentais de neuro fenomenologia, que é o estudo da relação entre o funcionamento do cérebro e a experiência humana. Assim, podemos encontrar uma ligação em comum entre as imagens que vieram dessas cabeças de milhares de anos atrás e as que vemos sendo produzidas por pessoas sob efeitos de alucinógenos.

Fonte: Hypescience via Daily Mail

 

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]