Neurocientistas criam playlist capaz de diminuir a ansiedade

Publicado em 08/11/2016 - Por

Se você é do tipo que está sempre com os fones no ouvido, certamente sabe o quanto certas músicas podem mudar o nosso humor e a neurociência comprova isso. Um recente estudo realizado pela britânica Mindlab – organização focada em estudos referentes ao impacto que a comunicação exerce sobre o nosso cérebro – montou uma playlist sob medida para quem busca combater a ansiedade.

Para eleger as 10 músicas, cientistas analisaram um grupo de voluntários enquanto eles realizavam tarefas de lógica o mais rápido possível. As atividades foram elaboradas para induzir certos níveis de stress e as pessoas analisadas escutavam a uma série de músicas enquanto tentavam resolvê-las.

Através de uma série de sensores, os cientistas puderam medir a atividade cerebral de cada voluntário, além de obter informações fisiológicas como batimentos cardíacos, pressão sanguínea e o ritmo da respiração.

A música que encabeça o ranking é Weightless, do grupo Marconi Union. Não por acaso, essa faixa foi composta em parceria com a British Academy of Sound Therapy, justamente para proporcionar relaxamento.

Segundo o estudo realizado pela Mindlab, o som de Weightless é capaz de reduzir a ansiedade em até 65%. Propositalmente, “weightless” em inglês significa “sem peso, muito leve”.

O Marconi Union é focado em música ambiental e realiza estudos para compor suas músicas, mas a playlist da pesquisa também inclui canções bem menos engenhosas. Até Adele entrou no ranking, com o hit Someone Like You. Confira aqui as 10 faixas que, segundo a ciência, podem diminuir a sua ansiedade:

 

1. Weighless (Marconi Union)

 

2. Electra (Airstream)

 

3. Mellomaniac – Chill Out Mix (DJ Shah)

 

4. Watermark (Enya)

 

5. Strawberry Swing (Coldplay)

 

6. Please Don’t Go (Barcelona)

 

7. Pure Shores (All Saints)

 

8. Someone Like You (Adele)

 

9. Canzonetta Sull’aria (Mozart)

 

10. We Can Fly (Café Del Mar)

 

via Exame

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]