Odores emitidos pela natureza podem evitar estresse e câncer

Segundo o estudo, assim que os odores da floresta adentram o nosso organismo, os níveis de estresse e irritação diminuem-se imediatamente.

Eliel Cezar em 06 de Março de 2017

Basta uma boa caminhada por uma mata fechada ou no meio de uma floresta para ter certeza do bem estar e da tranquilidade que os ares e odores do verde nos trazem. Cientistas da escola de medicina Nippon, em Tóquio, confirmaram objetivamente o que nosso corpo nos diz: sentir o cheiro da natureza pode diminuir dramaticamente a pressão do corpo humano e ainda estimular moléculas que combatem doenças diversas como o câncer.

Segundo o estudo, assim que os odores da floresta adentram o nosso organismo, os níveis de estresse e irritação diminuem-se imediatamente. A exposição mais prolongada e intensa ao cheiro do verde pode reduzir portanto a pressão arterial e fortalecer a imunidade dos corpos.

O cientista Qing Li criou dentro da escola o centro de pesquisa International Society of Nature and Forest Medicine, que visa aplicar a aromaterapia baseada no odor das florestas como tratamentos alternativos. Efeito similar ocorre quando simplesmente olhamos às florestas – mesmo que em fotografias – mas o estudo de Li aponta efeito especialmente eficiente quando utilizados os odores.

Se muitas vezes a ciência é fundamental para descobrir e inventar melhorias para nossas vidas, outras vezes sua tarefa é somente confirmar aquilo que a sabedoria popular e ancestral já sabe: dar uma volta em meio ao verde e respirar fundo faz um enorme bem para nossos corpos. Torna-se mais evidente que salvar a natureza é uma questão imediata de saúde pública.

 

-

Fonte

Comente!

Entrevista com Regan, o responsável pela sul-africana Nano Records, uma das melhores gravadoras mundiais.
Como muitos desconfiavam, era só uma brincadeira de primeiro de abril. Confira a nota completa.
Evento acontece em Curitiba de 15 a 16 de abril
Entrevista com o produtor italiano Hypereggs, que faz parte da Looney Moon Records, uma das melhores gravadoras da atualidade. O bate papo foi realizado após a sua primeira passagem pelo Brasil, contando um pouco da sua história, e como foi tocar no Soulvision Festival. (Interview available in English)

psicodelia_org

Instagram: @psicodelia_org