Pioneer lança novo modelo de CDJ com botão sync

Além da função mais polêmica da música eletrônica, conexão wi-fi e waveform são outras novidades da CDJ-2000nexus

Mohamad Hajar em 06 de Setembro de 2012

E a maior polêmica do mundo da música eletrônica acaba de receber mais lenha. Se você tem amigos DJs, com certeza já teve o desprazer de acompanhar a discussão em torno dos DJs de computador. A briga existe graças à função sync, que sincroniza automaticamente as músicas e elimina uma das funções mais clássicas do DJ. Com isso, ficou mais fácil "ser DJ" (ou fingir ser), pois qualquer um pode baixar o Top 10 do Beatport, tocar syncado no Traktor e levar uma platéia à loucura - pois bem, esta discussão tem vários lados e argumentos, e será assunto para um post especial dentro de alguns dias. O caso a ser tratado agora é um lançamento da Pioneer que deve aumentar a discussão: a CDJ-2000nexus.

Como o título da matéria já entregou, a nova CDJ vem com a função sync nela - não será mais preciso um computador para usar a sincronia automática, tendo em vista que ele funcionará com qualquer tipo de mídia inserida, como CDs e pen drives. Outra novidade, aliás, é uma nova mídia que poderá ser usada para levar suas músicas para o club: dispositivos iOS e Android. Isso mesmo: nem pen drive será necessário mais, o DJ agora pode armazenar suas tracks em seu SmartPhone, Tablet e até mesmo iPod. O mais interessante é que para a leitura não são utilizados cabos - a CDJ-2000nexus se comunica com os gadgets via conexão Wi-Fi, com o apoio do app Rekordbox, disponível gratuitamente na App Store e Google Play.

Outra novidade é a evolução do mini-display. O navegador de tracks foi melhorado, e a waveform agora tem zoom - possibilitando maior detalhamento. Isso sem contar inúmeras novas informações, que para usuários de Traktor não são novidade: key, BPM, hotcues. Confira o video-promo com algumas performances:

A CDJ-2000nexus ainda possui algumas outras novidades menores em relação ao modelo anterior, que você pode conferir em detalhes no press release oficial da Pionner. O lançamento está previsto para o fim de outubro desde ano. E aí, será o fim da era da mixagem, ou nada mudará?

Comente!

Conheça Victor Trevisan e seu trabalho à frente da 2Soul
Saiba tudo sobre a festa, confira nossa playlist e descubra a importância de uma das primeiras labels de Psytrance
12 tracks essenciais para os fãs do produtor holandês Zen Mechanics! E também para quem quer conhecer um pouco mais desse projeto maravilhoso!
Plataforma realiza mudanças radicais em sua estrutura para se manter viva
Conheça um pouco do som que rolava nas festas israelenses há mais de 20 anos

psicodelia_org

Instagram: @psicodelia_org