Pioneer lança novo modelo de CDJ com botão sync

Além da função mais polêmica da música eletrônica, conexão wi-fi e waveform são outras novidades da CDJ-2000nexus

Mohamad Hajar em 06 de Setembro de 2012

E a maior polêmica do mundo da música eletrônica acaba de receber mais lenha. Se você tem amigos DJs, com certeza já teve o desprazer de acompanhar a discussão em torno dos DJs de computador. A briga existe graças à função sync, que sincroniza automaticamente as músicas e elimina uma das funções mais clássicas do DJ. Com isso, ficou mais fácil "ser DJ" (ou fingir ser), pois qualquer um pode baixar o Top 10 do Beatport, tocar syncado no Traktor e levar uma platéia à loucura - pois bem, esta discussão tem vários lados e argumentos, e será assunto para um post especial dentro de alguns dias. O caso a ser tratado agora é um lançamento da Pioneer que deve aumentar a discussão: a CDJ-2000nexus.

Como o título da matéria já entregou, a nova CDJ vem com a função sync nela - não será mais preciso um computador para usar a sincronia automática, tendo em vista que ele funcionará com qualquer tipo de mídia inserida, como CDs e pen drives. Outra novidade, aliás, é uma nova mídia que poderá ser usada para levar suas músicas para o club: dispositivos iOS e Android. Isso mesmo: nem pen drive será necessário mais, o DJ agora pode armazenar suas tracks em seu SmartPhone, Tablet e até mesmo iPod. O mais interessante é que para a leitura não são utilizados cabos - a CDJ-2000nexus se comunica com os gadgets via conexão Wi-Fi, com o apoio do app Rekordbox, disponível gratuitamente na App Store e Google Play.

Outra novidade é a evolução do mini-display. O navegador de tracks foi melhorado, e a waveform agora tem zoom - possibilitando maior detalhamento. Isso sem contar inúmeras novas informações, que para usuários de Traktor não são novidade: key, BPM, hotcues. Confira o video-promo com algumas performances:

A CDJ-2000nexus ainda possui algumas outras novidades menores em relação ao modelo anterior, que você pode conferir em detalhes no press release oficial da Pionner. O lançamento está previsto para o fim de outubro desde ano. E aí, será o fim da era da mixagem, ou nada mudará?

Comente!

Um dos festivais mais antigos do Brasil, conheça!
A escritora Marina Tavares traz o relato da sua experiência no Soulvision Festival, o melhor e mais tradicional festival de música eletrônica do carnaval! A matéria contou com a colaboração do projeto Coletiva.a.mente, unindo os melhores fotógrafos da cena, coordenados pelo mestre Lauro Medeiros. Confira também as entrevistas realizadas antes, durante e após o festival, com o projeto israelense Audiotec; o italiano Hypereggs da Looney Moon Records; e o criador da Nano Records, o sul-africano Regan.
Entrevista com o produtor italiano Hypereggs, que faz parte da Looney Moon Records, uma das melhores gravadoras da atualidade. O bate papo foi realizado após a sua primeira passagem pelo Brasil, contando um pouco da sua história, e como foi tocar no Soulvision Festival. (Interview available in English)
O Psicodelia preparou uma série de tracks apenas com os artistas dessa edição, confira!
Em semana cheia de novidades, organização do evento anunciou o primeiro grande nome do line up

psicodelia_org

Instagram: @psicodelia_org