Morre, aos 102 anos, o Dr. LSD.

Publicado em 01/05/2008 - Por

Lsd

Albert Hofmann, pai do alucinógeno conhecido como LSD (sigla para dietilamida do ácido lisérgico), morreu nesta terça-feira, dia 29, aos 102 anos.
Hofmann, também conhecido como Dr. LSD, que nasceu em 1906 na cidade de Baden, descobriu a droga em 1943, quando trabalhava nos laboratórios Sandoz, atualmente parte do grupo farmacêutico Novartis. Ele morreu em sua casa, na cidade de Basel, vítima de um ataque cardíaco (não, não foi de overdose).
“Eu tive de deixar o trabalho e ir pra casa porque fui acometido por uma repentina sensação de desconforto e uma leve vertigem. Tudo o que eu via estava distorcido como em um espelho ondulado”, afirmou Hofmann em um relatório ao falar sobre a sua primeira experiência com a droga. Três dias depois de sua primeira experimentação, aumentou a dose e acabou em uma alucinação traumática, conhecida como bad trip. Hoffman sempre defendeu sua descoberta: “Eu produzi a substância como um remédio… não tenho culpa se as pessoas abusaram dele”, dizia.
Em declarações à imprensa de seu país, na ocasião de seus cem anos (2006), Hofmann confessou não estar surpreso pelo fato de ter entrado para a história apenas por causa do LSD, apesar de ter feito outras descobertas não menos importantes.

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]