Primeiro mixer da história tem mais de 100 anos

Publicado em 23/08/2012 - Por Mohamad Hajar

No mundo da música eletrônica, é importante saber distinguir DJs de produtores. Produtor é aquele cara que cria, compõe a música – e no caso da eletrônica, utiliza-se de equipamentos não-analógicos para isso. Teve inicio há cerca de 80 anos e se popularizou 30 anos depois, com a invenção dos primeiros sintetizadores pessoais, o surgimento do Kraftwerk e uma grande história que será assunto para outro post. Já o DJ é o cara que mistura – ou mixa – músicas, criando uma sequência ininterrupta com um propósito específico, seja agitar uma balada, relaxar um chill out, entreter você enquanto trabalha. Notaram que, apesar do senso popular não perceber isso, o DJ não necessariamente está ligado à música eletrônica?

Por isso mesmo que o DJ é mais antigo que a própria e-music – dá pra dizer que a profissão existe há mais de 100 anos! Essa afirmação é válida graças a esta belezinha aqui:

Em 1910 o engenheiro francês Leon Gaumant demonstrou o funcionamento deste equipamento que servia para sincronizar e mixar duas músicas – exatamente a função básica dos mixers atuais. O propósito da criação era solucionar um grande problema dos cinemas: como na época ele era mudo, era comum a execução de músicas durante as sessões. Porém, a capacidade máxima de tempo de um vinil era um grande empecilho, já que o som era totalmente interrompido na hora em que ele acabava e era necessário trocar.

Sendo assim, se hoje você toca em um Pioneer DJM850 cheio de funções e tecnologias, isso é possível porque lá no começo do século XX alguém não queria interrupções na trilha sonora dos filmes mudos! Confiram mais algumas fotos:

Leiam a matéria original no Gizmodo para compreender melhor o funcionamento técnico dele.

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]