Iniciando nossa temporada 2012 da seção Quem é?, escolhemos um nome peculiar. Joachim Garraud possui 23 anos de estrada e, ao longo desse tempo todo, foi muito mais do que um bom DJ – ele ajudou a modelar a cena para que ela ficasse como a conhecemos hoje.
Pra começo de conversa, ele é o anjo por trás de David Guetta: co-produziu e co-escreveu o álbum de estréia do ídolo pop, que vendeu meio milhão de cópias na França e emplacou o primeiro hit da carreira dele, Love Don’t Let Me Go. Não bastante, também dividiu a indicação a um Grammy com o colega e lançou junto com ele os selos GUMPROD e F*** Me, I’m Famous. Então se hoje o house dominou as bases do pop mainstream graças ao Guetta, a semente disso tudo foi plantada lá no ano 2000, junto com Garraud.
E nem só de Guetta vive Garraud: dentre outros gigantes produzidos por ele, podemos listar Deep Dish (Dubfire + Sharam), Kylie Minogue, David Bowie, Moby, Robbie Rivera. O renome do francês é tanto, que em 2007 era o main host da Technoparade, colocando em seu line-up gente como Oliver Huntemann, Benny Benassi, Laidback Luke e, é claro, David Guetta. Nesse mesmo ano, o site joachimgarraud.com era o forum de música eletrônica mais popular do mundo, atingindo o espantoso número de 300.000 visitantes únicos por dia!
Ao longo dos anos 2000 colecionou prêmios, culminando no lançamento do seu primeiro álbum solo em 2010, Invision. O nome é uma sinergia com o “mascote” do produtor: um simpático Space Invader, onipresente em seus materiais e shows.
Seu som mistura electro, dutch house e, recentemente, um pouco de dubstep (quem não o faz, né?). Mas a melhor descrição para essa salada barulhenta que ele toca, eu diria ser “party hard music“, no melhor estilo Aoki de ser.
Garraud estará no Brasil no dia 21 de abril, e tocará na XXXperience Curitiba e na Kaballah Circus, em São Paulo.