Quem é Raja Ram?

Descubra quem é Raja Ram e conheça um pouco da sua na história do Psy Trance

Eliel Cezar em 24 de Setembro de 2015

Toda vertente da música eletrônica possui alguns artistas-chave, aqueles nomes que são eternizados junto com o estilo e com o Psy Trance não é diferente. A história Psy confunde-se com a pópria história desse senhorzinho de cabelos brancos que poderia muito bem ser seu avô.

 

Ronald Rothfield nasceu em 1941 na cidade de Melbourne, Austrália, mas vive na Inglaterra desde seus 23 anos. Desde muito cedo Raja se apaixonou por estilos musicais bem peculiares como o Jazz e música Indiana. Adorava misturar diferentes estilos e o resultado disso tudo são músicas que viraram verdadeiros hinos.

Raja Ram viveu os primórdios da Psicodelia "original". Na década de 1970 se apaixonou pelo Rock Psicodélico e formou uma banda chamada Quintessence. Naquela época tocou em diversos festivais do gênero ao lado de bandas como Black Sabath e Pink Floyd. O estilo de sua banda era uma mistura de Jazz e Rock Progressivo com influências de música indiana. Raja fazia sempre questão de demonstrar toda sua admiração pela cultura Oriental. Nessa época a banda assinou um contrato com a Island Records, que hoje pertence a Universal Music Group. Escute um pouquinho do som da banda:

Com a Quintessence Raja Ram lançou 5 álbuns. Duas décadas mais tarde descobriu a música eletrônica, em meados dos anos 90 ajudou a formar a The Infinity Project, uma banda de Goa Trance. Mais tarte a banda deu origem a gravadora TIP Records, que teve como mérito o fato de ter sido a primeira a gravar e comercializar o GOA Trance na Europa. Escute um pouco do que foi o The Infinity Project:

Com o tempo, Raja Ram foi criando outros projesto de música eletrônica, como o Shpongle, o 1200 Micrograms e seu projeto solo que até hoje toca por diversos festivais em todo o planeta.

O Shpongle é um projeto formado por Raja Ram e Simon Posford. O som é altamente psicodélico não muito dançante, com batidas mias espaçadas. Nele são inseridos diversos ruídos e elementos de diversos gêneros musicais. Nesse estilo diversos instrumentos musicais são utilizados proporcionando uma experiência incrível para quem está ouvindo.

O 1200 Micrograms é provavelmente seu projeto mais popular entre os fãs de Psy Trance, sendo desenvolvido em parceria com o GMS. Reza a lenda que o nome 1200 Micrograms vem do fato de Raja ter tomado essa dose de LSD ao trabalhar com a dupla em seu primeiro álbum.

Várias tracks desse projeto viraram clássicos da música eletrônica, sendo mixados por DJ’s de todo o mundo. É impossível encontrar um fã de Psy que nunca dançou ao som de 1200 Micrograms. Na pior das hipóteses já ouviu mas não reconheceu ou não lembra direito.

Raja Ram é um artista completo, numa trajetória com mais de 40 anos de muita Psicodelia ajudou a popularizar o Psy Trance por todo o mundo. Para nós, brasileiros, uma ótima chance de vê-lo de perto será neste final de ano, quando o vovô Raja será um dos destaques do line up do Universo Paralello. Confira um album inteiro disponível no Youtube:

 

Comente!

Um dos nomes mais importantes da história do Psytrance faleceu hoje aos 46 anos
O projeto E-music Lab também é conhecido como "Dj em Ação Social" conquistando pessoas para conscientização solidária e muita música eletrônica!

psicodelia_org

Instagram: @psicodelia_org