Samsara Festival 15

Publicado em 26/10/2014 - Por Marina Tavares

Aconteceu entre os dias 5 e 8 de setembro, em Uberlândia, Minas Gerais, o Samsara Festival. O eventou completou 15 anos, e foi uma imensa alegria finalmente poder conhecê-lo! O festival foi incrível, como mineira, fico feliz em ter um dos melhores eventos do Brasil em meu estado! 

O nome do festival é muito interessante em si, pesquisei sobre o assunto: a Roda do Samsara engloba seis caminhos diferentes, definidos a partir do karma. Porém, por mais que se alcance uma existência abençoada, o sofrimento ainda é inevitável: mesmo os seres mais iluminados ainda estão sujeitos aos males do mundo, e à reencarnação. Apena a iluminação quebra o ciclo. 

Eu sempre ouvi falar do famoso Main Floor do Samsara, coberto por árvores gigantescas… Chegando lá, eu pude conferir o local, realmente, as árvores cobrem a pista principal, as tendas colocadas são meramente decorativas. Foi emocionante poder dançar naquela linda pista!

Devido ao calor intenso, foi usado o mesmo sistema de irrigação, usado no Main Floor do Universo Paralello Festival, para refrescar o público, que se jogou no melhor estilo, até que a grama vire lama…

Este ambiente foi recheado de grandes artistas, nacionais e internacionais, das mais variadas vertentes: Goa Trance, Psychedelic Trance, Progressive Trance, Progressive Dark, Dark Psychedelic Trance…

A floresta mágica, além da grande beleza, contou com os melhores projetos da atualidade, uma linda decoração, e VJ's durante à noite, trazendo muita psicodelia ao festival! Grandes atrações passaram por lá, todos grandes nomes da cena, tanto nacional quanto internacional…

O projeto que mais chamou a minha atenção foi o sul-africano Rinkadink! Ele tocou grandes clássicos, novos sons, energizou a pista de dança com a sua presença de palco contagiante, e seu estilo único, tocando descalço, bem à vontade… Essa foi uma das melhores apresentações dele em que estive presente, mostrando que o produtor encontra-se em um dos melhores momentos da sua carreira!

Outra grande atração foi o projeto israelense Outsiders, integrante da lendária gravadora Tip Records. Foi emocionante ouvir os remixes das tracks do Electric Universe, principalmente no final do seu live, tocando a inesquecível The Prayer. Foi um momento mágico!

O macedônio Egorythmia fez bonito, e não deixou ninguém parado na pista! Enquanto ele tocou, eu entrei em uma viagem musical, que lembrou-me o meu primeiro festival, quando o vi tocar pela primeira vez, em 2012. Confira a entrevista que tive o prazer de fazer com Boban Lazovski, nos links relacionados. 

O sérvio E-Clip mostrou todo o seu talento, contagiando os presentes, mostrando o porque é tão adorado por aqui! O projeto Element tocou um som que agradou o público, sempre dando um show à parte! 

O casal Burn in Noise e Altruism foram incríveis, e fizeram do momento de suas respectivas apresentações, um dos melhores do festival! Não é à toa que eles são adorados pelo mundo! 

Swarup eletrizou a pista de dança, convidando o público a tirar os sapatos, e sentir a energia da Mãe Natureza! Como de costume, foi exatamente o que fiz! Ekanta mostrou a sua majestade no comando da pista!

O casal Second mostrou todo o seu talento, carisma, e energia aos presentes! Confira a entrevista que fiz com Bhaskar e Priscilla Petrillo nos links relacionados.

No momento em que o Nevermind estava tocando, eu estava na Área de Cura do festival, mais especificamente, na tenda do Joe. Ele faz massagens voltadas para o lado espiritual, como o Reiki. Posso afirmar que, a massagem e o som estavam em uma sintonia perfeita, e fizeram-me desligar da realidade, completamente, entrando em transe! 

Yagé mandou muito bem com a sua bela e poderosa melodia, e o vocal da encantadora Raghini!

O Goa Trance foi muito bem representado no Main Floor por DJ Inê e Psychowave. Fiquei feliz em conseguir participar de uma manhã de Goa, um som tão iluminado e espiritual!

Na hora do Goa, mais uma vez encontrei na pista o Shampoo, um senhor que contagia as pistas nos festivais do Brasil, muito mais que muitos jovens por aí, mostrando que o Trance não tem idade, é para todos!

O projeto 2012 animou a manhã de sábado, seguido de Rosa Ventura. Zaghini fez bonito durante a noite!

Smoke Ship eletrizou a segunda noite, criando uma viagem perfeita, junto à bela decoração noturna!

Whiptongue tocou muito bem, contagiando o público presente! O mineiro Stereographic recebeu elogios dos presentes! Magma Ohm comandou as noites de Dark!

Mental Broadcast alegrou à tarde de domingo, e foi muito elogiado pelo público! O set do Deustch foi muito interessante, com tracks dos projetos Loud e Shayman. 

O som do mexicano Zonka transmitiu energia e poder! O chileno Ital agitou a pista com o seu Psychedelic Trance inagualável!

Destaque para Azys, Earthspace, Xamã, Jepher, Tera, Digoa, Alanita, Hanzo, Max Grillo, Digital-X, Formatick, entre outros… Confira as entrevistas com Digital-X, nos links relacionados; e Formatick, na coluna de entrevistas. 

O brasileiro Fabio Leal criou um dos melhores momento no domingo à noite, tocando o seu som único e diferenciado! Valeu a pena esticar e ficar mais tempo do que previsto no festival, para conferir a sua apresentação! 

A pista Rio-Cerrado proporcionou um som de qualidade! Eu estava acampada lá perto, e gostei muito de todos os sons que rolaram… Destaque para o Goa Trance do Pedroka, o DJ set do Aladin, e outros…

O Chill Out estava localizado perto do famoso rio do festival, onde muita gente lavou a alma! Foi lindo ver as mães e crianças se divertindo, banhando, criando um ambiente de pura energia positiva e felicidade! Além das lindas crianças enfeitando a nossa celebração, eu pude perceber a presença de belos cães, alegrando o nosso festival!

O festival foi realmente muito interessante, eu tentei aproveitar um pouco de tudo… Além de me aventurar com a massagem espiritual de Joe, eu conheci as lindas pinturas de Shiva Murah, a sua arte deixou-me encanta! Eu entrei na onda, e me pintei também, foi lindo e divertido!

E acredito que ainda poderia ter aproveitado um pouco mais… Uma manhã do festival, eu me deparei com um grupo fazendo Yoga… O festival é um lugar repleto de música, arte, e cultura! Parece que nunca temos tempo o bastante para aproveitamos tudo, são muitas atividades criativas! Foi muito legal dedicar o meu tempo a isto!

O Samsara Festival foi uma experiência esplêndida!!! Muito amor, paisagem verde, som de qualidade, alegria, e o mais importante, celebração! Uma reunião de várias tribos, todas com o mesmo intuito, celebrar o amor ao Trance! É impossível escrever e relembrar, sem o coração bater forte, com aquele sentimento de saudade!

Gratidão a bela Mãe Natureza, por nos proporcionar este lugar maravilhoso, e todos os lindos pores do sol!  

Agradecimentos aos artistas que foram a trilha sonora desta linda celebração!

A Fernando Fortway e aos demais envolvidos, por seus esforços para nos proporcionar esta bela vivência, que foi o Samsara Festival! 

Texto:

Marina Tavares

 

Fotos:

Bruno Camargo

https://www.facebook.com/brunocamargofanpage

 

Vídeos:

DM7 Bookings

https://www.facebook.com/dm7bookings

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]