Se você teve o desprazer de assistir a um live do Sesto Sento no último ano, com certeza você ouviu este remix deles para Beautiful Life, do Gui Boratto:
Até aí tudo “normal”. Um projeto de full on fazendo sua versão acima dos 140 BPM para um hit consagrado e conferir uma certa nostalgia ao seu set. Growling Machines fez isso com Enjoy The Silence, GMS fez com Some Chords, e assim por diante. Difícil julgar se é certo ou errado (e esse assunto já foi bem discutido no nosso post recente sobre sampling), mas OK, passável. As coisas começam a se tornar nebulosas quando um projeto faz um remix completo de uma música, usando vocais, melodias e timbres, e o lança comercialmente. E foi o que o Sesto Sento fez com o seu remix para Beautiful Life: lançou no Beatport.
Quando vi este absurdo ontem, não resisti e compartilhei a revolta pelo meu twitter pessoal. Ainda revoltado, resolvi compartilhar pelo @psicodelia. Fui apoiado por uns, criticados por outros, e o assunto morreu.
Morreu até hoje, quando para a supresa de todos, o próprio Gui Boratto se pronunciou sobre o assunto. E, pasmem, puto da cara! Como podem ver nas prints abaixo, o remix sequer teve chance de receber alguma autorização – Gui nem sabia que ele existia!
E agora, a discussão pega fogo. Cadê a seriedade do Sesto Sento? Tentar lucrar e se promover usando a criatividade alheia é certo? Ao que parece, Gui não está NADA satisfeito com a situação…
** UPDATE **
O Sesto Sento finalmente se pronunciou sobre o assunto. Confiram abaixo na íntegra como escrito, a defesa do trio:
Hello everybody
please before slander and harm someone name check some details from both sides
*this track is a cover and not a remix
*we don’t know Gui boratto personally
thats why after we finish the cover we contact a Japanese company who deal with cover license
named(C)J-WAVE MUSIC
(P) 2010 FARM RECORDS – a division of F・A・R・M Co., Ltd.from there on it was compact record who deal with the release details as it is not our part
i dont know what pissed off Gui boratto that much that make him start all of this
if there is a problem gui boratto is welcome to contact compact record or farm record and clear this out in a more pleasant waypeople who know us in person know we are not the type of persons who will steal someone credits
all we did is a cover for a song we like
a song with a beautiful message to the worldgood vibes
Sesto Sento
Bom, admito que não sou expert em direitos autorais, então pode ser que eu fale merda, mas… Se a música do Gui Boratto foi lançada pela Kompakt, como pode uma terceira pessoa senão artista ou selo autorizar o cover/remix?