Tive essa ideia de compilar e comentar um top five semanal com as faixas mais vendidas em alguns sites. Acho bacana por ter um filtro até certo ponto aleatório e por estarmos de olho em possíveis tendências. Pelo que já ouvi hoje a coisa vai ser mais interessante do que imaginava. Como tudo aqui no Psicodelia, os comentários são altamente parciais e pessoais. Todos são livres para discordar e comentar.
Começando pelo óbvio, Beatport:
Oliver $ – Doin’ Ya Thang
Oliver $ fez nome quando o fidget house era a coisa mais nova do mundo. Aqui ele abre mão do bassline pesado e variações estranhas, costumeiramente presentes em suas produções, e investe num loop simples e infinito que acomoda o discurso de algum DJ com bastante personalidade. O resultado é uma faixa com cara de house antológico, sem muita evolução, mas com potência para se sustentar. Cabe como um respiro interessante em muitos sets.
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O Juno se provou um desafio. Eita site complicado, eu acho que o top da semana é o seguinte:
Morlack – Lively Up Yourself
Como eu disse, eu acho que essa track é o top geral da semana no site, faz sentido considerando que custa zero dinheiros. A faixa é um breakbeat bem funky focado no vocal de Bob Marley. Além do Bob a track ainda mistura uma referência ao filme 2001 no build up do fim do break e sons cartunescos. É divertida, mas completamente esquecível.
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O terceiro site escolhido foi o Trackitdown:
Gammer & Whizzkid – Jump
Vindo do Trackitdown eu já esperava encontrar algo mais underground, mas Pon De Floor (agora mais conhecida como Run The World ou a nova da Beyoncé) a 170 bpm foi uma surpresa. A linha hardcore não é muito minha praia, mas consigo ver o efeito disso numa pista metanfetaminada. “Every motherfucker jump!” e ninguém segura. Se rolasse isso numa rave por aqui será que a galera gritaria “seguuuura” no lugar do clássico “aceleeeera”?
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Um favorito pessoal, o Boomkat é indicado para os viciados em bass music:
Jamie xx – Far Nearer
Jamie xx é o cara, Jamie xx é muito o cara. Sim, isso é música eletrônica, não isso não é feito para encaixar em qualquer set. A batida é muito quebrada, o bassline muito inconstante, o vocal muito melancólico, os sonsinhos metálicos à la Mario Party muito cafoninhas. Porque diabos alguém tocaria isso numa pista? Porque é lindo! Porque é foda! Porque é feito para durar, não para bombar. Preciso comentar que é a minha favorita dessa lista?
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Apesar de ultimamente parecer o oposto, nem só de Djs é feita a cena eletrônica, certo? Então para buscarmos um contraponto, a opinião simplesmente consumidora da coisa vamos de iTunes Store:
Duck Sauce – Barbra Streisand
O último grande hit sample based dos momento, essa música não é novidade pra ninguém. Mas continua danada de divertida. Uhhh uhhh, uhh uhhh, uhhh uhhhhh! Só pra dizer que adicionei alguma informação útil a esse comentário, Duck Sauce é o americano Armand van Helden, um verdadeiro Midas da música eletrônica, junto do canadence A-Trak, que ficou famoso por ter ganho o DMC com apenas 15 anos.