We got a winner: BANSI QUINTEROS

Publicado em 20/06/2018 - Por Salomão Augusto

por Salomão Augusto

Um dos principais nomes do psytrance mundial finalmente encerrou sua batalha contra um câncer que o assolava desde meados do ano de 2016. Joseph Quinteros, nascido em Barcelona (ESP) vivia em Amsterdam, na Holanda. Fez seu nome em vários aspectos que hoje podemos visualizar claramente refletidos no presente, passado e futuro da música eletrônica, em especial, o Psy Trance.

Um dos fundadores da Spun Records, primeira gravadora de Psy Trance dos EUA, Bansi tem parte do seu legado atrelado ao projeto que dividiu com Riktan Matkin, o icônico Growling Mad Scientists. Com o mesmo parceiro formaram o Riktam & Bansi, Soundaholix e Zorba, onde exploraram sonoridades abaixo dos 145 bpm habituais de suas tracks e experimentavam novas formas de impacto através do som. Bansi também compôs o 1200 Micrograms, ao lado de Raja Ram e Chicago:

A história de Bansi e a música eletrônica tem muitos momentos icônicos a serem lembrados pelo público e por quem viveu a época áurea do psytrance, principalmente no Brasil, entre os anos de 2004 e 2010.

Deixou uma discografia extensa marcada por uma genialidade à parte nas produções dos projetos que assinava.

Múltiplo, e intenso: essas eram as características que marcaram a passagem de Bansi pela Terra nesses 41 anos de existência.

A luta contra o câncer

Logo que descoberto o seu mieloma múltiplo em 2016 — uma manifestação cancerosa na medula óssea — Bansi foi a público pedir ajuda para esse momento e foi surpreendido com tamanha mobilização. A campanha SAVE BANSI ficou no ar durante o ano de 2017 inteiro, onde o total compreendia a quantia de 1.8 milhões de Euros (quase 8 milhões de reais).

Mobilizada por seu parceiro, a campanha arrecadou milhares de compartilhamentos e mais de 50 mil euros ao longo de 17 meses online.

Sempre muito querido por todos e lembrado por sua carreira, Bansi passou por todas as turbulências com louvor, até que na manhã de hoje não resistiu e se foi para a eternidade.

BRASIL

A relação do músico com o público daqui foi mantida por um carinho e devoção imensos por mútuas as partes. Bansi esteve em nossas terras por diversas vezes com o GMS e seus outros projetos. Em uma de suas últimas passagens por aqui, ele e seu parceiro Riktam dividiram o palco com Gabe/Wrecked Machines e colocaram mais de 30 mil pessoas em São Paulo nos 20 anos da XXXperience em 2016.

No ano passado, a festa MANTRA de Brasília trouxe o ícone assinando o projeto GMS para uma apresentação única e exclusiva para o evento. Entre idas e vindas, Bansi colecionou apresentações históricas e momentos que marcaram a vida de milhares de fãs por todo o território nacional.

Na maioria dos conteúdos que vemos por aí, é colocado que as pessoas PERDEM a luta que travam contra uma doença tão devastadora como essa, que pode acometer a qualquer um. No caso de Bansi, toda a sua trajetória de força, luta e esperança por manter viva uma cultura que ele mesmo ajudou a construir, o coloca em uma outra posição nesse quadro de diagnóstico. Ele VENCEU.

WE GOT A WINNER!

Update (21/06)

Confira o set que fizemos em homenagem ao legado de Joesph “Bansi” Quinteros!

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]