Lançado no dia 1o de fevereiro de 1996 pelo selo Concept In Dance da XL Recordings, Moment of Truth do Man With No Name (ou somente MWNN para os fãs) é um dos mais importantes álbuns da história do Goa Trance.
Martin Freeland (o nome por trás do MWNN) é considerado um dos pioneiros da dance music britânica e, desde 1994, uma das principais referências dentro do Goa Trance. Suas versões melódicas e psicodélicas do estilo renderam-lhe sucesso quase imediato através de tracks como Floor-Essence e Sugar Rush, que logo se tornaram hinos nas praias de Goa e clubs da Europa.
Em parceria com o Trancentral, o Psicodelia traz essa entrevista exclusiva com Martin para relembrar um pouco sobre o álbum clássico. Mas antes de continuar, coloque os fones de ouvido e dê um play para entrar no clima:
Bem, certamente me faz sentir velho quando você fala assim! .. haha… Eu acho que eu diria com orgulho e satisfação que a música não só teve um efeito positivo na época, mas incrivelmente, ainda tem um lugar no coração das pessoas depois de mais de 20 anos… Eu acho isso incrível, algo que eu nunca sonharia na época.
A cena era tudo naqueles dias… E a música era uma expressão daquele estilo de vida… Para mim, fazer música era o equivalente a cortar madeira para manter o fogo que nos mantinha aquecidos!
Muitas razões, em parte, eu penso que o conteúdo melódico desse novo gênero musical ajudou a fazer conexões com pessoas com gostos mais “mainstream” e, em parte teve a ver com as pessoas e selos envolvidos na promoção do álbum. O Concept In Dance, selo pelo qual o Moment of Truth foi lançado, fazia parte da XL Records, uma gravadora que já tinha emplacado um sucesso no primeiro lugar nas paradas do Reino Unido. Além disso, ter um dos melhores DJs do mundo, Paul Oakenfold, como um grande fã do MWNN, também foi uma grande ajuda, claro!
Raja Ram, Joti Sidhu e Man With No Name, há muito tempo atrás =)
A cena era tudo naqueles dias… e a música era uma expressão daquele estilo de vida, totalmente caótica, como uma grande família… para mim, fazer a música era o equivalente a cortar madeira para manter o fogo que nos mantinha aquecidos!
Eu vou dizer “Evolution” porque foi a primeira que escrevi para este álbum, mas o mais importante, eu lembro de ter pensado quando terminei “Essa é a primeira vez que eu fiz uma faixa que saiu como eu queria!”
A origem foi uma track que fiz em 1989 chamada Way Out West, em que usei muitos samples de filmes de bang-bang. O nome acabou ficando porque todo o movimento do Techno na época era sobre a importância da música, e não a imagem do artista. Algo que, preciso dizer, mudou completamente nos últimos anos desde que as mídias sociais entraram em nossas vidas.
Sim, o novo álbum deve ser lançado no final deste ano pela Future Music Records, será intitulado “Act of Faith”. Serão 9 faixas, todas inéditas, apesar de que algumas eu já venho tocando em sets ao vivo nos últimos tempos.
Bem, é fundamentalmente o mesmo processo mental, mas a tecnologia se tornou quase irreconhecível em comparação com 23 anos atrás. Eu acho que sinto mais pressão agora, já que há sempre mais expectativa em alguém que tem uma história, do que alguém apenas começando. Inclusive é por isso que o primeiro álbum foi chamado de “Moment of Truth”, e este será o “Act of Faith”!
Era assim que as pessoas ouviam e compartilhavam música nos anos 90 =)
Sim, mas a maioria delas não pode ser oublicada! Haha!
Depois de terminar o novo álbum, preciso de tempo para pensar sobre o que virá em seguida, mas deixa eu falar uma coisa: estou pensando em chamar o próximo projeto de “Never Stop”!
—