300 pessoas estão de quarentena em um festival no Panamá por causa do corona virus

Publicado em 20/03/2020 - Por

 

[atualização 22/03/2020] do @tribalgatheringpanama

Temos o prazer de informar que temos todo o público em segurança fora do festival! Muitos conseguiram garantir seus vôos antes do fechamento do aeroporto, que acontecerá amanhã. As embaixadas finalmente começaram a responder e ontem pudemos levar um grupo de proximadamente 45 britânicos para fora do local. Embora ainda às vezes caótico, com várias autoridades não comparecendo a tempo ou realizando controles nos ônibus, revendo passaportes e vôos quando as informações já eram fornecidas, causando atrasos extras. Todos nós pudemos sentir instantaneamente a mudança de energia quando vimos com sucesso os 6 ônibus saindo do local ontem, com um total de 103 pessoas.

Finalmente a chance da organização dar um grande suspiro de alívio por não haver mais problemas burocráticos. Hoje a embaixada alemã retirou o último grupo de 35 pessoas e pudemos transferir o restante do público com nosso ônibus (um total de 63 pessoas).

Fica aqui o agradecimento aos incríveis membros da equipe, um grupo de cerca de 50 de nós que permanecerá pelas duas semanas seguintes e terminará de desmontar o festival. Estou tão orgulhosa de toda a minha equipe que ficou ao meu lado e estava na linha de frente ajudando todo o público, aos chefs por continuarem nos alimentando com comidas saudáveis ​​e à equipe de montagem que ficou trabalhando no local o festival arrumando tudo. <3

Foi uma semana incrivelmente desafiadora, mas estamos todos de bom humor e nos tornamos muito mais fortes como pessoas e como uma equipe depois do que passamos. A sensação de camaradagem está sendo sentida por todos nós, o consenso é que estamos todos felizes por estarmos  juntos, esperando a tempestade que está acontecendo no mundo exterior e em nossos países passar. Sem isolamento ou distanciamento social, conseguimos permanecer em nossa pequena comunidade e apoiar-nos mutuamente, retornando o local a um estado mais primitivo do que o encontrado. <3

Obrigado a todos por seus comentários de apoio e esperamos que todos tenham chegado em casa seguros para suas famílias. Ainda estaremos coletando doações para ajudar todos aqueles que ajudaram de alguma forma por aqui. Por favor, doe se você puder.

 

Imagine: você está curtindo um festival em uma das praias mais bonitas do Panamá. Passados 15 dias, quando chegava a hora de levantar barraca e voltar para casa, você descobre que o local está cercdo pelas autoridades panamenhas e você todo mundo ali estão em… isso mesmo, quarentena.

Isso é o que está acontecendo nesse momento com os 300 participantes do Tribal Gathering Festival em Colón, Panamá. Na sexta-feira, dois dias antes do encerramento do festival, o ministro da Saúde Rosario Turner declarou estado de emergência no país, ordenando que os participantes do festival permanecessem no local até 23 de março. A ordem, que veio depois que o país foi atingido pela primeira morte do COVID-19 na última terça-feira, foi emitida para conter número infecções, que atualmente está em 109 casos.

A manager Luu Carretero Sierra disse que os moradores da região optaram por permanecer no local para ajudar na segurança e conversar com o Ministério da Saúde, o exército, o transporte e a logística. “O governo do Panamá não está prestando assistência”, ela afirmou. “Eles nos deixaram aqui para ficar. Mas experimentamos uma solidariedade massiva dos moradores locais neste momento louco. Esperamos que o caminhão de alimentos dure mais de uma semana.”

Tribal Gathering começou no dia 29 de fevereiro e tinha previsão de seguir até dia 15 de março, mas a grande maioria continua presa no local onde o evento acontecia, próximo de Playa Chiquita, até ao menos a próxima segunda-feira (23). 

 

Via BBC e Vice

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]