Apagando incêndios com "a força do grave"

Publicado em 03/10/2018 - Por

Quem costuma ficar na frente do palco em uma festa conhece bem a força que as caixas de som responsáveis pelo grave podem ter. O grave é responsável pela parte mais “gorda” do som que, muitas vezes, sentimos vibrar dentro do peito e, em sons automotivos, pode causar efeitos interessantes em algumas mulheres.

Mas as propriedades desse tipo de onda sonora não param por aí. Se ele é capaz de “acender o fogo” em algumas situações, também é capaz de apaga-lo, como descobriram dois estudantes de engenharia da George Mason University, na Virgínia (EUA). O protótipo custou 600 dólares e pesa nove quilos.

O fogo só acontece em uma combinação entre combustível, oxigênio e calor. Se um desses elementos desaparece, o fogo se extingue. As ondas sonoras do grave têm a capacidade de manipular o oxigênio e o material em combustão por meio da pressão. Quando esses dois elementos se separam, o fogo se apaga.

Mas não é qualquer grave que atinge o mesmo resultado. Ao final do projeto, Seth e Vet chegaram à conclusão de que sons graves de baixa frequência, entre 30 Hz e 60 Hz são os que funcionam no aparelho.

Os engenheiros continuam estudando formas de adaptar a invenção da maneira mais eficaz para utilização no futuro — desde o exaustor da cozinha ao combate dos incêndios florestais utilizando drones equipados com essa tecnologia.

Em teoria, nossas festas são à prova de fogo e a gente nem sabia.

Via Phouse

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]