Ataque hacker expõe mais de 300 mil contas do Spotify

Dados foram obtidos por meio de vazamentos de outras plataformas nas quais os usuários utilizavam os mesmos email e senha
Publicado em 07/12/2020 - Por Eliel Cezar

Spotify sofreu um ataque hacker que resultou no vazamento de 350 mil senhas de seus usuários. As senhas foram postas em um fórum com acesso público. Segundo o VPNMentor, o problema aconteceu em julho, mas só foi divulgado nesta segunda-feira (23/11). Os hackers testaram no Spotify os emails e senhas obtidos em vazamentos de outros serviços.

Ao contrário do que é comum em vazamentos como esse, os dados não foram expostos por uma quebra de segurança no sistema do Spotify ou algo do tipo, e sim pela reutilização de logins e senhas de outros serviços. Ao todo, 380 milhões de contas foram expostas, incluindo, além de senha, outros dados de cadastro das contas das plataformas.

Desses 380 milhões, entre 300 e 350 mil contas foram acessadas. Todas elas tinham em comum usuário e senha tanto no Spotify, quanto nas outras plataformas que foram invadidas. O caso ressalta a importância, portanto, de ter senhas diferentes para plataformas diferentes. Caso a pessoa tenha uma conta invadida, se a senha não for a mesma de outros sites e serviços, o usuário não corre o risco de ter diversas contas invadidas.

Não foi especificado de quais plataformas os dados foram vazados, o que torna importante alterar senhas similares para o máximo de serviços e contas que você tenha. Afinal, em vários serviços online, dados sigilosos como os números de seu cartão de crédito ficam armazenados e permitiriam a invasores realizar compras em seu nome.

Pelo tamanho do vazamento, muitos lembraram de uma grande falha na segurança do Facebook. Em 2019, um número entre 200 e 900 milhões de senhas foi vazado da plataforma de Mark Zuckerberg, e chegou a incluir dados cadastrais do Instagram, que também pertence ao Facebook Group.

Veja como manter sua conta segura

  • Em primeiro lugar – não reutilize sua senha.  Pode parecer tentador no momento e fácil de lembrar, mas isso pode causar sérios problemas quando você menos espera.
  • Altere sua senha regularmente.
  • Sempre que possível, utilize a autenticação em 2 fatores, uma opção bastante comum na maioria dos serviços hoje em dia.
[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]