B2B no amor e nos palcos: entrevistamos 3 casais de DJs de Psytrance

Publicado em 19/02/2020 - Por Salomão Augusto

A frequência normal do batimento cardíaco de 1 coração sozinho varia entre 60 a 100 bpms, mas para alguns casais podemos dizer que podem chegar a 200 bpms, indo do chill out até o hitech em fração de segundos guiados pela emoção. 

Se até o baba Goa Gil optou por ter um projeto juntamente com o amor da sua vida, o The Nommos (feat Sra Gil Ariane MacAvoy), quem somos nós pra julgar um casalzão tocando, não é mesmo? Juntos há mais de 30 anos, os dois colecionam 3 álbuns juntos e um punhado de histórias para contar.

 

Na música eletrônica em geral temos diversos exemplos assim, tais como Flow & Zeo, Binaryh, Casal Belalugosi e alguns outros gringos e nacionais. No Psytrance também existem vários exemplos como os suíços do Sectio Aurea, que dividem inclusive mais 2 projetos juntos AnfiClavis e Argot Digamma, Dirty Saffi (Boom Shanka Music) e outros três com quem conversamos para saber como lidam e administram esse B2B em todos os sentidos.

São o Special M (SB/Alien Records), Sonic Massala (CCC/Phantom Unit Recs) e Double M (Una Bookings). Se liga:

 

Há quanto tempo estão juntos? (vida e pista/carreira)

Double M: De relacionamento tem 2 anos e 4 meses, sendo 9 meses casados no papel rsrs. E temos 2 anos de carreira juntos.

Sonic Massala: Estamos juntos há 8 anos, 8 anos na pista e 4 anos de Sonic Massala

Special M: Mack e eu (Moon) nos conhecemos no Universo Paralello de 2009 e começamos a namorar en 2010! Começamos a produzir o Special M depois de 5 anos juntos, no começo não queríamos misturar nossas carreiras mas depois animamos e deu certo!

Double M

De quem foi o insight de começarem a tocar juntos? E como foi?

Double M: Tudo começou quando eu, Mitalle Marques (Djane M Rose), tinha pouco tempo de carreira (2 meses no máximo) e todo o aprendizado de mixagem que tive foi com o meu marido Murilo Passaglia (Dj/Produtor Smoke Cartel). Eu estava tendo destaque na cena eletrônica regional com muitas apresentações e percebi que o Murilo estava querendo também se apresentar com mais frequência (e nada mais justo, pois devo a ele todo aprendizado e sempre fui aquela que enxerga que a cena eletrônica tem espaço para todos). Então pra facilitar tudo, pois ele sempre foi meu parceiro nos eventos (me acompanha em todas festas, filma, tira fotos, carrega os equipamentos, da suporte técnico e etc), eu tive a ideia de criar o projeto Double M. Assim os dois, além de continuarem andando juntos, tocariam juntos e até facilitou para os organizadores dos eventos que ganham mais espaço no line-up, podendo incluir mais artistas e também acabou com aquela dúvida: colocamos no line M Rose ou Smoke Cartel? rsrs

Sonic Massala: O Tiago tocava já sozinho outro gênero de música eletrônica (electro house complextro) mas quando nós dois ouvíamos Progressive Trance nas pistas e também em casa, a gente parecia um só. Um dia viajando escutando música decidimos que queriamos aprender algo juntos. Aí começamos a fazer curso de piano. Depois de um ano começamos o projeto e a decisão foi mútua porque pensávamos igual em tudo.

Special M: Tínhamos nossos projetos solo mas sempre que estávamos produzindo uma música, seja do Mack ou Moon pedíamos a opinião um do outro e compartilhávamos o tempo de estudio então um dia decidimos produzir juntos. Foi meio natural.

 

O fato de trabalharem juntos e estarem dividindo e transformando a rotina em um ‘longset’ é prejudicial em algum momento? Dá pra sentir saudade?

Double M: Prejudicial não! Mas como todo casal, temos nossos momentos e situações de estresse e desentendimentos. E sim, a saudade tem sua hora também! rsrs

Sonic Massala: Trabalhar em casa e morar junto é como virar um Psytrance encima de um Techno numa Pioneer 100s com um lado do fone estourado, não é impossível mas requer muita sabedoria, hahahha! Quanto à saudade a gente tem a sorte de fazer tudo junto então de fato não sentimos mas quem disse que a gente quer? Mas com certeza teríamos se não nos víssemos todos os dias.

Special M: É difícil sim manter o balance entre a vida do casal e a vida no trabalho, mas nosso trabalho é o que mais amamos na vida então ficou fácil, mesmo assim às vezes damos uma sumida e vamos a viajar e curtir da vida. Nós estamos muito acostumados a estar perto um do outro então 5 minutos de distância já dá saudades sim kkkkkkk

Sonic Massala

Como vocês conciliam a vida entre família e amigos sem serem chamado de ‘casal chato que só viaja/anda junto’?

Double M: Por incrível que pareça não temos esse problema, pois contamos com apoio na cena eletrônica, principalmente dos amigos. Até perguntam onde que o outro está, quando não estamos próximos. E também saímos/viajamos separados um do outro, nem tudo é sempre grudados. Atualmente é muito comum ter casal ou dupla de amigos(as)/parentes que tocam juntos. O crescimento desse tipo de projeto é nítido e o público, amigos e familiares sempre fortalecem com o apoio.

Sonic Massala: Em familia a gente prioriza o almoço de domingo sempre que temos final de semana de folga. E ninguém chama a gente de casal que só fica junto pois sempre que podemos gostamos de estar com nossos amigos e inclusive os amigos individuais de cada um, temos liberdade de dar rolê tanto juntos quanto separados.

Special M: A família é tranquilo, tempo de família é muito importante para se sentir completo, agora os amigos é difícil de encontrar por que nós não temos horários normais, normalmente trabalhamos quando as pesoas descansam e descasamos quando os amigos trabalham.

 

Clichê, mas necessário: e o ciúme, ele aparece em algum momento?

Double M: Sim! Mas cada situação é de um jeito. Aparece ciúmes de equipamentos e coisas materiais, de forma de mixagem, de pessoas… tem de tudo um pouco kkkkkk

Sonic Massala: Ciúmes? Só se for de música, confiança é tudo

Special M: Hmm difícilmente aparece o ciúme, creio que somos un casal maduro que compreende a vida de artista e a vida pessoal .

Special M

O que os dois gostam mais de fazer juntos além de incendiar a pista?

Double M: Atualmente com a chegada da nossa primeira filha, a Maria Eduarda, a atenção, tempo e dedicação está todo voltado pra ela, mas além de chamegar a nossa pequena gostamos muito de sair pra comer.

Sonic Massala: ESTAR NA PISTA. de preferência em um festival de vários dias meio do mato e junto com nossos amigos. Também gostamos de sair pra tomar cerveja e conversar sobre ets, universo,teorias de conspiração e música 

Special M: Gostamos de ficar em casa com nosso cachorrinho Manny! Gostamos de jogar videogame ou viajar.

 

Por fim, em poucas palavras, como você definiria essa experiência incrível de tocar ao lado do amor da sua vida?

Double M: É contagiante com uma pitada de frio na barriga.

Sonic Massala: SORTE, muita SORTE de fazer o que se gosta do lado de quem mais ama! 

Special M: É muito legal compartilhar os melhores momentos da sua vida com seu parceiro e que ele entenda o sentimento e o esforço que é subir no palco e dar o melhor. Bom, como vocês sabem, mixar duas músicas já é um trabalho muito difícil, agora imagina duas vidas. Admirável e inspirador no mínimo!

 

Saiba Mais:

Pra quem não conhece todos, sigam o perfil desses guerreiros do amor:

  • @specialmlive: https://soundcloud.com/specialmlive
  • @sonicmassala: https://soundcloud.com/sonicmassalalive
  • @doublembr: https://soundcloud.com/doublembr
[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]