Clubs holandeses testam formas de retomar eventos em segurança

1.300 pessoas participam de evento musical destinado a auxiliar nas decisões sobre como reabrir o país apesar do coronavírus
Publicado em 07/04/2021 - Por Eliel Cezar

Não foi uma noite como as de antes da pandemia, mas o público de Amsterdã já pode ter uma  idéia de como poderão ser as festas pós COVID-19.

O Ziggo Dome, o maior espaço de eventos da capital holandesa abriu para 1.300 pessoas em uma espécie de evento teste. Todos os participantes precisavam de um teste negativo para coronavírus com 48 horas de antecedência e foram orientados a fazer outro teste cinco dias após o evento.

O público foi rastreado e contado por meio de uma tag e foram divididos em cinco “bolhas” de 250 pessoas, mais uma de 50, cada uma obedecendo a regras diferentes.

Alguns eram limitados em seus movimentos na pista , enquanto outros deveriam usar máscara o tempo todo, outros apenas quando de deslocavam. Um grupo recebeu uma bebida fluorescente e foi instruído a cantar e gritar ao som da música, a fim de se determinar quanta saliva era liberada nos momentos de euforia.

O governo holandês pretende usar os dados dessa experiência para ajudar a tomar decisões sobre a possível redução das restrições à vida noturna nos próximos meses.

Já faz mais de um ano que eventos com mais de 100 pessoas estão proibidos na Holanda. Todos os bares e restaurantes do país estão fechados desde outubro. Um toque de recolher em todo o país das 21h às 4h30 está em vigor nas últimas seis semanas.

Entenda como eram as bolhas

Bolha 1

As pessoas foram orientadas a usar máscara o tempo todo. Eles podiam decidir por si mesmos onde ficar, mas tinham que garantir que não houvesse mais do que três pessoas em um metro quadrado de espaço.

Bolha 2

As pessoas usavam máscara o tempo todo e eram instruídas a manter uma distância de 1,5 metros.

Bolha 3

As pessoas usavam máscara apenas quando em movimento e tinham que ficar em locais específicos.

Bolha 4

As pessoas usavam máscaras o tempo todo e havia ainda mais espaço entre elas.

Bolha 5

As pessoas só usavam máscaras quando estavam em movimento. Havia áreas para sentar e para ficar em pé. Os participantes foram colocados na pista pelos organizadores com duas cadeiras espaçando as pessoas.

Bolha 6

Sem máscaras. As pessoas podiam ficar de pé ou sentadas onde e quando quisessem.

Via The Guardian e Yahoo! News

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]