Co-fundador do grupo Kraftwerk Florian Schneider morre aos 73 anos de idade

Publicado em 06/05/2020 - Por Salomão Augusto

                      imagem: Kling Klang Studio @ Kraftwerk (1981)

 

De acordo com a Billboard, o co-fundador do grupo alemão pioneiro da música eletrônica Kraftwerk morreu hoje aos 73 anos de idade. O músico já lutava contra um câncer já a alguns anos. 

Schneider formou o grupo visionário da música eletrônica junto com Ralf Hutter em 1970. O Kraftwerk – com o uso de instrumentos eletrônicos que incluía dispositivos caseiros e personalizados – foi amplamente reconhecido como pioneiro na música eletrônica e influenciou vários gêneros em todo o espectro musical, incluindo hip-hop, synthpop e rock com suas paisagens sonoras, experimentação e inovações técnicas.

David Bowie (rip) também reconheceu a influência de Schneider em sua própria arte. No álbum de Bowie, Heroes, de 1977, o icônico artista intitulou sua faixa principalmente instrumental “V-2 Schneider” em homenagem ao músico. Schneider – que tocou o sintetizador, vocoder, flauta, sax e mais, além de fornecer os vocais – deixou a banda em 2008 depois de quatro décadas. Durante seu tempo com o grupo, Kraftwerk lançou 10 álbuns de estúdio, incluindo o aclamado Autobahn, de 1974, que alcançou o 5 ° lugar na Billboard 200 em 1975. Eles também ganharam o melhor álbum de dança / eletrônico Grammy em 2017 por 3-D The Catalog, e foram homenageados com o prêmio de conquista da vida em 2014.

Antes de sua morte, o Kraftwerk havia anunciado que a banda embarcaria em uma turnê de verão na América do Norte para comemorar o 50º aniversário do grupo. Os shows foram programados para apresentar os visuais em 3D pelos quais a banda é conhecida, fundindo música e robótica. Os shows comemorativos foram cancelados devido à pandemia global de coronavírus.

O gupo já passou pelo Brasil em 3 ocasiões. A primeira numa no Free Jazz Festival em 1998 no Rio de Janeiro ,com direito a entrevista com o próprio Florian e tudo. A segunda passagem foi numa noite de shows onde antecedeu a banda Radiohead em 2009 e a terceira ocasião fou numa noite memorável em 2012 no segundo dia de shows do festival espanhol Sónar que aconteceu em São Paulo em 2012 em um concerto 3D. Veja parte dessa apresentação abaixo:

 

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]