Como cogumelos alucinógenos podem aliviar casos severos de depressão

A psilocibina, substância psicoativa presente nos cogumelos, beneficiou um terço dos pacientes em um teste clínico realizado com 233 voluntários
Publicado em 03/11/2022 - Por Eliel Cezar

À medida que novas pesquisas são realizadas, os benefícios de outras substâncias psicodélicas começam a ser compreendidos pelos cientistas. Um novo estudo aponta que a psilocibina, presente nos chamados cogumelos mágicos ou alucinógenos, podem aliviar casos de depressão severa quando utilizados em combinação com psicoterapia.

Foram recrutados 233 pacientes com casos de depressão severa, resistente a antidepressivos tradicionais. Eles receberam randomicamente uma cápsula de 1 mg, 10 mg ou 25 mg de psilocibina sintética, usaram uma espécie de venda, para reduzir a distração, e ouviram música calmante durante seis horas, enquanto a substância fazia efeito. Durante todo o processo, terapeutas acompanharam a aplicação dos medicamentos. Os pacientes voltaram para duas sessões de terapia, a primeira no dia seguinte e a segunda, uma semana depois.

Os índices de depressão, medidos pela escala de Montgomery-Åsberg, melhoraram imediatamente entre todos os pacientes, com os efeitos mais eficazes e duradouros vistos naqueles que receberam a maior dose.

“As taxas de resposta neste grupo com depressão resistente ao tratamento são geralmente entre 10 e 20%”, disse Guy Goodwin, diretor médico da Compass Pathways, em entrevista ao The Guardian. “Estamos vendo taxas de remissão em três semanas de cerca de 30%… que é um resultado muito satisfatório.”

A pesquisa foi liderada pela Compass Pathways, uma instituição de saúde mental que busca tratamentos inovadores, e realizado em parceria com 22 clínicas e instituições de pesquisa. Os resultados forma publicados no periódico científico New England Journal of Medicine.

Agora, os pesquisadores planejam dar início à terceira fase dos testes clínicos, com ainda mais pacientes e a avaliação dos resultados da aplicação de duas doses de psilocibina. Os testes devem começar ainda neste ano.

via Veja

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]