Diário do Boom Festival 2018: Dia Um

Publicado em 24/07/2018 - Por

23 de Julho – DIA UM

 

Cerimônia de Abertura – O Fogo Sagrado

Boom Festival 2018

Depois de um pouco de confusão, às 6 da tarde, milhares de Boomers bronzeados do sol rumam para a península entre o Chill Out e o Dance Temple para se juntar ao redor da fogueira sagrada para a cerimônia de abertura.

Um ritual xamânico com Satya começou. Um perfume de sálvia e incenso enchia o ar quando o fogo foi aceso. Os Boomers ofereciam suas preces ao fogo, intuições vocalizadas de orientação de poderes superiores, amor, abundância, união e justiça global, entre outras manifestações poderosas.

Segundo a brasileira Cristina Kalyani:

“Eu estive em muitos festivais, mas este é meu primeiro Boom. A cerimônia foi muito tocante e bonita. Eu realmente gosto da idéia de trazer a cultura tradicional dos ancestrais para o fogo sagrado com seus cantos, orações, músicas, tambores e vestimentas. É lindo como eles abençoaram a terra com sua tradição e como eles nos convidaram para abençoar nossos pais e então por um momento, todas as gerações estavam lá em volta do espaço de fogo.”

“Satya tem uma presença muito poderosa, então foi muito bonito vê-la realizando a cerimônia. E ah meu Deus, a Iris, a senhora mais velha que estava apresentando a cerimônia – ela é tão incrível, ela é como a personificação de uma bruxa mais velha e boa. Você pode sentir sua vibe.”

Boom Festival 2018

Enquanto centenas de pessoas ocupavam o espaço ao redor do fogo, milhares de outras pessoas curtiam a vibe de uma curta distância. Stephanie, da França, era uma delas.

“Eu não vi muito, mas eu via principalmente através dos olhos dos outros. Eu realmente gostei da segunda parte com pessoas que ofereceram suas preces ao fogo, foi muito mais intensa, especialmente com o pôr do sol.”

“No início, muitos Boomers foram para a área do palco do Fogo Sagrado. Eles estavam todos sentados esperando e foi tão engraçado quando alguém finalmente falou e disse: “Ei pessoal, a cerimônia do incêndio está acontecendo na península!”

La Brujar Cavar Nicola disse que só tinha uma coisa a dizer sobre a cerimônia do Fogo Sagrado: “FLUC” (Free Love Unlimited Cosmos Kingdom).

“E isso é tudo. E estou consertando minhas costas enquanto danço neste festival.” Sua amiga Adriana acrescentou: “A cerimônia está realmente invocando liberdade e boa energia”.

Boom Festival 2018

Os boomers que não chegaram perto da fogueira sagrada tinham cerimônias próprias, com alguns meditando e outros compartilhando piadas e histórias de suas viagens para o Boomland ou nadando no lago. Tal como acontece com tantos eventos no Boom, o lago foi um dos melhores lugares para estar no sol quente, assim os Boomers poderiam assistir à procissão para a fogueira enquanto ainda ouviam o cantar e bater de palmas e sentir a incrível vibração, enquanto relaxavam.

 

Abertura do Chill Out Gardens

Uma brisa soprou no momento da abertura do Chill Out Gardens, onde a “banda de um homem só”, Sage, fez uma performance incrivelmente comovente. A bela estrutura de bambu estava absolutamente lotada com muitos Boomers sentando e relaxando pela primeira vez desde que chegaram, enquanto outros se deixavam embalar pela percussão intensa e o canto xamânico. Em determinado momento, o som convergiu para formar um “Boom, Boom, Boom” unificado, e o entusiasmo do público não poderia ter sido maior. Mais tarde, os sons doces e psicodélicos do Hibernation nos fizeram dormir, já que os sons podiam ser ouvidos em todo o local.

Boom Festival 2018

Aniversário de 20 anos

Às 9 da noite, os Boomers foram para a Liminal Village para participar não apenas da abertura, mas também da celebração do aniversário de 20 anos do Boom. A curadora da área, Chiara Baldini, fez um discurso inspirador – e, embora tenha brincado muito, o humor não estava sendo usado apenas como forma de suavizar as coisas. Algumas verdades difíceis foram ditas: a necessidade de uma presença mais feminina na cena, especificamente na formação do Boom; a necessidade de ação efetiva em contraste com a habitual passividade hippie; e a necessidade de enfrentar nosso lado sombrio, não apenas como sociedade, mas também como indivíduos.

Com a Liminal Village projetada de acordo com os princípios da geometria sagrada – especificamente a Proporção Áurea – e sendo um local onde as múltiplas vertentes de ativismo de todo o mundo convergiram, Chiara nos encorajou a nos envolvermos e enfrentarmos nossos ‘Trumps internos’.

“Na verdade, somos aqueles pelos quais esperamos”.

A estréia mundial do documentário de 20 anos do Boom Festival não recebeu uma ovação de pé. Em vez disso, recebeu uma rodada de aplausos e amor – o tipo certo de reação em um ambiente que não ressoa com a glorificação. Através da contagem de mãos, vimos como um grande número de Boomers estavam lá pela primeira vez. Simultaneamente, enquanto assistiam ao filme, ficou claro que muitos Boomers “da vida toda” também estavam lá.

Um poema para o Boom

Quando os créditos para o filmede 20 anos do Boomcomeçaram a rolar e a música começou, Aja, da Amsterdam Balloon Company e protagonista do movimento de espaços culturais gratuitos, fez um poema poderoso sobre o festival. Em seguida, ele declarou:

“Eu desejo que o Boom se torne uma festa permanente porque dá a você a sensação de que a vida faz sentido e que o amor é possível. Isso mostra um vislumbre de uma sociedade fantástica em que todos poderíamos viver. É por isso que eu gosto de Boom. “

Ele comparou Boom à New Society de Copenhagen – um festival que nunca parou. Ele disse:

“É interessante como o Boom passou de uma área de festival para uma área permanente ou semipermanente. Quando Christiana ocupou o local, muita gente formou a Nova Sociedade. A terra era de propriedade de um velho anarquista e centenas de pessoas ficaram e viveram lá. Então o Boom é o segundo lugar que eu conheço que começou como um festival antes de se transformar em uma zona autônoma permanente.

E agora estamos aqui, nesta nova sociedade. É interessante porque é importante que você crie a ideia de autonomia enquanto está cercado pelas restrições e rotinas da vida normal. É muito importante encontrar inspiração para estar livre de tudo isso e fazer o que você acha que é melhor fazer. Se você tem esse estado mental, você sempre encontrará seu lugar nesta terra, porque as possibilidades são muitas. É muito importante gerar novos pensamentos e metáforas para a vida – e fazemos isso aqui no Boom.”

Boom Festival 2018

Confira também

Traduzido do site oficial do Boom

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]