DJ Mag comenta a lista dos Top 100 DJs

Publicado em 28/10/2013 - Por

Todos os anos a revista DJ Mag, uma das publicações mais populares da música eletrônica, publica uma lista com os “Top 100 DJs”. Sabemos que qualquer tipo de lista é polêmica, mas nesse quesito, a DJ Mag é imbatível. Ao publicar e manter o ranking com os DJs mais populares do mundo, a revista acabou criando algo com menos representatividade que o nosso deputado Marco Feliciano.

A cada ano que passa, o ranking se torna alvo de piadas, desprezo e ódio de um número cada vez maior de fãs de música eletrônica e DJs. E não é para menos, vejam os primeiros colocados em cada ano:

  • 2007 – Armin vann Buuren, Tiesto, John Digweed
  • 2008 – Armin vann Buuren, Tiesto, Paul van Dyk
  • 2009 – Armin vann Buuren, Tiesto, David Guetta
  • 2010 – Armin vann Buuren, David Guetta, Tiesto
  • 2011 – David Guetta, Armin vann Buuren, Tiesto
  • 2012 – Armin van Buuren, Tiesto, Avicii
  • 2013 – Hardwell, Armin van Buuren, Avicii

Ao que parece, este ano o barulho chegou a níveis tão altos que resolveram vir à público para explicar o conceito e o processo por trás da formaçao da lista. Em notícia publicada semana passada, eles explicam basicamente que é uma lista gerada à partir dos votos do público, e que o número 1 não é, necessariamente o melhor DJ e sim o mais popular. Isso explica os resultados, mas não resolve o problema, pois nesse modelo, ganha que tem o maior fã clube. 

Um dos mais famosos críticos da lista é Deadmau5, que já chegou até a fazer campanha entre seus fãs para que votassem em Meowingtons, seu gato de estimação. Este ano, “comemorou” o 12º lugar:

Talvez o modelo mais próximo da realidade fosse uma lista formada por votação do público e crítica especializada (jornalistas, produtores, etc). Mas pelo visto, a idéia não é criar um ranking sério, e sim gerar polêmica e audiência para a revista.

Para terminar, deixam ainda uma espécie de provocação para o público, avisando que se o seu DJ favorito não está na lista, não reclame, ao invés disso, divulgue a lista e faça campanha para que ele seja o mais votado. 

Sinceramente? Não vale a pena.

Via Beatport

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]