Drogas, a Série – Capitulo 2

Publicado em 13/05/2008 - Por

Importante

As informações disponíveis nesta página possuem apenas caráter educativo, sem a intenção de fazer apologia ao consumo de qualquer substância, lícita ou ilícita.

Continuando a série sobre drogas, que vocês conferem aqui no Psicodelia toda terça-feira, tentarei esclarecer algumas dúvidas recolhidas entre amigos. E você leitor, fique à vontade para enviar suas dúvidas e comentários.

O efeito de uma droga é o mesmo para qualquer pessoa?

Não. Os efeitos dependem basicamente de três fatores: da droga, do usuário e do meio ambiente.
Cada tipo de droga, com suas características químicas, tende a produzir efeitos diferentes no organismo. A forma como uma substância é utilizada, assim como a quantidade consumida e o seu grau de pureza também terão influência no efeito.
Cada usuário, com suas características biológicas e psicológicas, tende a apresentar reações diversas sob a ação de drogas. É extremamente importante analisarmos o estado emocional do usuário e suas expectativas com relação à droga no momento do uso.
O meio ambiente também influencia o tipo de reação que a droga pode produzir. Dessa maneira, o local, as pessoas – enfim, toda a situação onde o uso acontece – poderão interferir nos efeitos que a droga vai produzir. Por exemplo, uma pessoa ansiosa (usuário) que consome grande quantidade de maconha (droga) em um lugar público (meio ambiente) terá grande chance de se sentir perseguido (“paranóia”). Por outro lado, um indivíduo que consome maconha quando está tranquilamente em casa, na companhia de amigos, terá uma reação diferente.

Existem drogas leves e drogas pesadas?

Esta é uma questão que sempre causa discussões e, por isso, há mais de uma posição a respeito. Do ponto de vista da lei, não há diferença entre drogas leves e pesadas, mas apenas entre drogas legais e ilegais. Fumar maconha ou injetar cocaína, por exemplo: as duas atitudes infringem igualmente a lei. Na prática, porém, o uso de maconha raramente chega a ter as mesmas conseqüências perigosas à saúde que o de cocaína.
Na verdade, não deveríamos falar em drogas leves e pesadas, mas sim em uso leve e uso pesado de drogas. Com relação ao álcool, por exemplo, existem dependentes que nunca conseguem beber moderadamente; ao mesmo tempo, existem usuários ocasionais, que jamais se tornarão dependentes de álcool. Para os primeiros, o álcool é uma droga extremamente perigosa (droga pesada), enquanto para os últimos o álcool é um produto inofensivo (droga leve).

A liberação das drogas resolveria os problemas relacionados ao uso e à dependência?

O acesso mais fácil às drogas tende a levar a um aumento do número de usuários experimentais e ocasionais, mas não dos dependentes. Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas não vão se tornar dependentes de drogas somente por que elas estão mais disponíveis. Entretanto, seria ingênuo concluir que a simples liberação das drogas resolveria todo o problema. Se por um lado a diminuição da oferta não resolve a questão, por outro o aumento da oferta (liberação) não é capaz de diminuir por si só a dependência de drogas. A dependência se relaciona muito mais diretamente com os aspectos envolvidos no tipo de motivação que o indivíduo tem de consumir drogas, como a influência de amigos, do que com a disponibilidade dos produtos.

Agora Responda

E você? É a favor da liberação das drogas atualmente ilícitas, ou acredita que a repressão do consumo dessas substâncias ainda é a atitude mais correta?

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]