Drogas, A Série – Capítulo 5

Publicado em 04/06/2008 - Por

Drogas

Quem nunca teve um amigo que passou por uma overdose? Calma pessoal, a overdose não é provocada somente pelas drogas ilícitas. Aquela bebedeira no final de semana também pode resultar numa overdose ou no conhecido coma alcoólico. Neste quinto capítulo da série sobre drogas, vamos observar como devemos proceder em um caso desses.

Importante

Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar medicamentos.
As informações disponíveis nesta página possuem apenas caráter educativo, sem a intenção de fazer apologia ao consumo de qualquer substância, lícita ou ilícita.

‘Overdose’: O que significa?

Super dose ou dose excessiva. O organismo tem um limite na capacidade de eliminar a substância tóxica ingerida (álcool, LSD e outros) e quando a eliminação é menor do que a ingestão, a droga se acumula no corpo, provocando parada cardíaca, parada respiratória, depressão geral do sistema nervoso central e conseqüentemente a morte. Sim, overdose pode matar! Afinal, droga não é brincadeira. E nem sempre aquele gnomo azul que você vê é do bem!

O que devo fazer?

Leve seu amigo imediatamente ao ambulatório ou posto médico mais próximo. Peça a ajuda de seguranças ou pessoas que estejam por perto, se necessário. Grandes festivais como raves, micaretas e carnavais têm seu próprio ambulatório com médicos especializados. Se por algum azar, a festa em que você esteja não tenha ambulatório, leve-o para o hospital o mais rápido possível.
Nunca, jamais, em nenhuma situação, administre remédios, receitas caseiras ou reza-brava a um amigo, mesmo que ele peça. Uma simples Aspirina pode piorar (e muito) a situação. Seu amigo pode ter alguma alergia a certos tipos de medicamento e você pode não saber. O que pode ser dado é água, sem açúcar, sem pózinho mágico, sem mel, nem refrigerante. A água hidrata e é de hidratação que o paciente em coma ou com overdose precisa.
Não provoque o vômito. Mantenha a cabeça do seu amigo um pouco levantada e virada para o lado pois ele pode vomitar naturalmente ou começar a babar durante o coma. Caso isso aconteça, é melhor que a cabeça esteja em um ângulo que não o deixe engasgar, evitando o sufocamento e a inalação do vômito, que pode ir para o pulmão e complicar ainda mais a situação.
Sempre avise os pais, parentes ou responsáveis, mesmo que seu amigo seja maior de 18 anos (afinal, idade não é sinônimo de juízo).

Como evitar que meu amigo entre em coma ou tenha overdose?

A coisa mais simples e eficaz para evitar a overdose ou o coma, é não consumir. Mas sabemos como as coisas acontecem hoje em dia (publicidade, amigos, etc) e, se for difícil resistir às tentações, tente consumir de forma moderada e responsável. Não beba pensando que o mundo vai acabar amanhã e não tome todos os comprimidos coloridos que você encontrar na sua frente. Lembre-se do que a sua mãe provavelmente ensinou um dia: nunca aceite bala ou doces de estranhos.
As festas são feitas para você se divertir, relaxar e voltar renovado para o “mundo real”. E nesse contexto, drogas não ajudam nem um pouco, nem estão associadas à diversão.

Último Conselho

Se você sente necessidade de qualquer tipo de droga para se divertir em uma rave ou micareta, está na hora parar e rever seus conceitos. O sentimento de falta em relação à qualquer substância é um forte indício de de que você está viciado nela.

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]