Ignorância e Preconceito na Regulamentação de Raves (3)

Publicado em 14/07/2008 - Por

É eu sei, isso já está ficando repetitivo. Mas o assunto é importante demais para ser deixado de lado. Dessa vez foi a equipe do Psyte que resolveu falar com o deputado Fernando Capez sobre o famigerado projeto de lei que irá proibir regulamentar as raves no estado de São Paulo.
Dessa vez, eu e outros leitores do Psyte pudemos contribuir enviando nossas perguntas, que foram transmitidas ao deputado. Veja aqui a entrevista completa.
Abaixo, as perguntas que eu fiz e, em seguida, o que eu teria comentado se estivesse presente:
A criação de uma legislação específica para raves não caracteriza discriminação de um determinado grupo social? A legislação não deveria valer para qualquer tipo de evento público, independente do tipo de música que será tocada?
Capez: Não há preconceito na elaboração do projeto em questão. No artigo 1º pode ser constatado que o projeto tem por objetivo regulamentar a realização de eventos com músicas eletrônicas ou ao vivo, de longa duração, fora do perímetro urbano, tais como sítios, fazendas, pesqueiros, praias e até ilhas, conhecidos como festas “raves”, pois são elas que têm trazidos alguns problemas para a sociedade paulista.
Eliel: como assim não há preconceito se o artigo cita nominalmente as “festas raves”, deputado? E até onde sei, o que mais tem trazido problemas para a sociedade paulista é a falta de assistência médica, a violência, o desemprego e a corrupção.
No caso de uma legislação muito dura, o Sr. acha que surgirão uma série de festas clandestinas, desprovidas do mínimo de estrutura?
Capez: Não. Os projetos de lei regulamentam esse tipo de festa, trazendo-a para a legalidade, protegendo os participantes, os donos dos imóveis onde esses eventos acontecem, bem como a vizinhança. Evidente que se faz necessária a efetiva fiscalização para que não ocorra a clandestinidade.
Eliel: não foi isso o que se verificou em Santa Catarina, deputado, onde as raves já foram proibidas uma vez. O negócio deu tão errado que em pouco tempo elas voltaram a legalidade.
O Sr. já foi a uma festa rave?
Capez: Não, mas tenho conhecimento do que ocorre nesses eventos.
Eliel: huahuauha.

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]