Luto na música eletrônica: morre aos 28 anos o DJ e produtor Avicii

Publicado em 20/04/2018 - Por

O DJ sueco Tim Bergling, a.k.a. Avicii, foi encontrado morto nesta sexta-feira (20), segundo divulgado pela assessoria do músico. Embora a causa da morte não tenha sido confirmada, especula-se que a doença de pancreatite aguda, da qual o DJ estava lutando há anos, possa ter tido parte da culpa na ida precoce do músico, aos 28 anos de idade.

Avicii é um dos giganters da EDM atual. O DJ venceu dois MTV Music Awards e foi indicado duas vezes ao Grammy. Entre seus hits, estão “Wake Me Up!”, “The Days” e “You Make Me”.

Ele sofreu uma pancreatite aguda no passado, em parte devido ao consumo excessivo de álcool. Depois de operações em 2014, o artista cancelou uma série de shows para se recuperar. “Tem sido uma jornada muito louca. Eu comecei a produzir quando tinha 16 anos. Comecei a fazer turnês quando tinha 18. Desse ponto em diante, eu pulei nisso 100%”, disse ele à Billboard em 2016.

“Quando eu olho para trás, penso: uau, eu fiz isso? Foi a melhor parte da minha vida em um sentido. Veio com um preço, muito estresse, muita ansiedade para mim – mas foi a melhor jornada da minha vida”, disse ele, na época.

Em 2014, Avicii teve a vesícula biliar e o apêndice removidos, o que fez com que o DJ cancelasse vários shows e parasse com os tours nos anos seguintes. A luta contra a doença não impediu que ele continuasse trabalhando nas músicas nos estúdios.

O que é pancreatite aguda?

A pancreatite aguda é uma inflamação que atinge o pâncreas, causada pela passagem de pequenos cálculos biliares (formados na vesícula biliar), que acabam obstruindo o canal da bile – cujo trajeto passa por dentro do pâncreas. Ao gerar essa obstrução, os cálculos (ou pedras) ativam as enzimas pancreáticas que começam a produzir a secreção pancreática dentro do próprio órgão, o que leva à destruição dos tecidos do pâncreas.

“É uma autodigestão do pâncreas e a principal causa, embora não seja a única, é o cálculo da vesícula biliar que migrou, entupiu o caminho e acaba ativando as enzimas pancreáticas”, explica Antonio Brenner, médico cirurgião do aparelho digestivo do Hospital de Clínicas de Curitiba e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR/HC).

Esse processo leva a uma inflamação progressiva do pâncreas e afeta todo o organismo, pois leva a uma cascata inflamatória geral. “Isso causa outros tipos de problemas e paciente pode evoluir até para uma situação mais grave, com infecção intra-abdominal. A digestão do tecido pancreático pode levar à necrose”, reforça o cirurgião do aparelho digestivo.

Há, porém, dois tipos de pancreatite: aguda e crônica. No caso da crônica, que não foi a diagnosticada em Avicii, há uma relação importante com o surgimento da doença e o alto consumo de bebida alcoólica. No caso da aguda, a doença pode ser leve, mas também podem ocorrer quadros moderados a grave, inclusive levando à morte – embora seja um cenário muito raro.

Hey, brother
Do you still believe in one another?
Hey, sister
Do you still believe in love? I wonder
Oh, if the sky comes falling down, for you
There’s nothing in this world I wouldn’t do

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]