Man with No Name: os 23 anos do álbum Moment of Truth

Publicado em 25/07/2019 - Por

Lançado no dia 1o de fevereiro de 1996 pelo selo Concept In Dance da XL RecordingsMoment of Truth do Man With No Name (ou somente MWNN para os fãs) é um dos mais importantes álbuns da história do Goa Trance.

Martin Freeland (o nome por trás do MWNN) é considerado um dos pioneiros da dance music britânica e, desde 1994, uma das principais referências dentro do Goa Trance. Suas versões melódicas e psicodélicas do estilo renderam-lhe sucesso quase imediato através de tracks como Floor-Essence e Sugar Rush, que logo se tornaram hinos nas praias de Goa e clubs da Europa.

Em parceria com o Trancentral, o Psicodelia traz essa entrevista exclusiva com Martin para relembrar um pouco sobre o álbum clássico. Mas antes de continuar, coloque os fones de ouvido e dê um play para entrar no clima:

Olhando para esses mais de 23 anos do lançamento de “Moments Of Truth”, como você se sente?

Bem, certamente me faz sentir velho quando você fala assim! .. haha… Eu acho que eu diria com orgulho e satisfação que a música não só teve um efeito positivo na época, mas incrivelmente, ainda tem um lugar no coração das pessoas depois de mais de 20 anos… Eu acho isso incrível, algo que eu nunca sonharia na época.

A cena era tudo naqueles dias… E a música era uma expressão daquele estilo de vida… Para mim, fazer música era o equivalente a cortar madeira para manter o fogo que nos mantinha aquecidos!

O álbum teve um sucesso sem paralelos dentro do Goa Trance e muito além dele, alcançando as paradas desucesso mais importantes na época – você consegue imaginar por quê?

Muitas razões, em parte, eu penso que o conteúdo melódico desse novo gênero musical ajudou a fazer conexões com pessoas com gostos mais “mainstream” e, em parte teve a ver com as pessoas e selos envolvidos na promoção do álbum. O Concept In Dance, selo pelo qual o Moment of Truth foi lançado, fazia parte da XL Records, uma gravadora que já tinha emplacado um sucesso no primeiro lugar nas paradas do Reino Unido. Além disso, ter um dos melhores DJs do mundo, Paul Oakenfold, como um grande fã do MWNN, também foi uma grande ajuda, claro!

Raja Ram, Joti Sidhu e Man With No Name, há muito tempo atrás =)

Você pode compartilhar conosco um pouco do que você lembra daqueles tempos – sua vida como produtor de Goa Trance, o processo criativo por trás do álbum, as festas?

A cena era tudo naqueles dias… e a música era uma expressão daquele estilo de vida, totalmente caótica, como uma grande família… para mim, fazer a música era o equivalente a cortar madeira para manter o fogo que nos mantinha aquecidos!

Qual é a sua faixa favorita do álbum depois de todo esse tempo?

Eu vou dizer “Evolution” porque foi a primeira que escrevi para este álbum, mas o mais importante, eu lembro de ter pensado quando terminei “Essa é a primeira vez que eu fiz uma faixa que saiu como eu queria!”

O que fez você escolher o nome Man With No Name? 

A origem foi uma track que fiz em 1989 chamada Way Out West, em que usei muitos samples de filmes de bang-bang. O nome acabou ficando porque todo o movimento do Techno na época era sobre a importância da música, e não a imagem do artista. Algo que, preciso dizer, mudou completamente nos últimos anos desde que as mídias sociais entraram em nossas vidas.

Um boato de fonte confiável diz que podemos esperar um novo álbum do MWNN em breve. Ficamos empolgados, especialmente porque tivemos a chance de ouvir um pouco do novo material. Você pode falar mais sobre isso?

Sim, o novo álbum deve ser lançado no final deste ano pela Future Music Records, será intitulado “Act of Faith”. Serão 9 faixas, todas inéditas, apesar de que algumas eu já venho tocando em sets ao vivo nos últimos tempos.

Como foi o processo criativo do novo álbum comparado com o de Moment Of Truth?

Bem, é fundamentalmente o mesmo processo mental, mas a tecnologia se tornou quase irreconhecível em comparação com 23 anos atrás. Eu acho que sinto mais pressão agora, já que há sempre mais expectativa em alguém que tem uma história, do que alguém apenas começando. Inclusive é por isso que o primeiro álbum foi chamado de “Moment of Truth”, e este será o “Act of Faith”!

Era assim que as pessoas ouviam e compartilhavam música nos anos 90 =)

 

Depois de tantos anos produzindo e tocando música eletrônica, tem alguma história louca / engraçada / interessante que você possa compartilhar com a gente?

Sim, mas a maioria delas não pode ser oublicada! Haha!

Planos Futuros?

Depois de terminar o novo álbum, preciso de tempo para pensar sobre o que virá em seguida, mas deixa eu falar uma coisa: estou pensando em chamar o próximo projeto de “Never Stop”!

Veja também

Dez tracks essenciais de MWNN

 

 

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]