O casal da foto de Woodstock está junto até hoje!

Publicado em 18/01/2019 - Por

Era pra ser mais uma noite de sexta-feira. Naquele 15 de agosto de 1969, Nick Ercoline e Bobbi Kelly estavam em um bar ouvindo no rádio as notícias sobre um festival de três dias chamado Woodstock que acontecia não muito longe dali, em Bethel, Nova York.

“Não planejamos ir”, explicou Nick, “estávamos ouvindo as notícias com três outros amigos e o comentarista do rádio disse: ‘Isso aqui é um hospício. Se você está planejando vir, NÃO VENHA.’ 

Então é lógico que tivemos que ir.

Nós tinhámos 20 anos, aquilo com certeza despertou nosso interesse.”

Então Nick, Bobbi e os 3 amigos partiram para a fazenda na manhã de sábado. As ruas de terra estavam todas engarrafadas então eles estacionaram o carro há alguns quilômetros de distância e completaram o resto do caminho a pé, junto de um grupo de hippies. Um desses hippies se chamava Herbie e carregava uma grande borboleta de plástico.

“Nós caminhamos com milhares de pessoas”, disse Bobbi. “Não tínhamos informação. Não havia mensagens de texto, tweets ou coisas do tipo. Vimos todo mundo indo numa direção e os seguimos até encontrarmos um verdadeiro mar de gente. Acabamos montando acampamento em um pedaço de terra lamacenta. Você podia sentir o cheiro das fogueiras, óleo de patchouli, maconha. Estava muito, muito quente. Choveu e então o sol saiu, e você quase podia ver o vapor saindo dos corpos das pessoas.”

Entre os jornalistas que registravam o evento estava Burk Uzzle, ex-fotógrafo da revista Life. Uzzle havia recusado um trabalho da Newsweek e ido para Woodstock sozinho. Na manhã de domingo, assim que o sol nasceu, Uzzle pendurou a câmera no pescoço e partiu à procura de imagens ineressantes no festival.

No palco estava tocando Jefferson Airplane. Caminhando por uma colina Burk avistou aquele casalzinho se levantando e se abraçando protegidos pelo cobertor manchado de lama o lado de uma grande borboleta de plástico. Foi um momento mágico, disse Uzzle.

O casal nem percebeu o fotógrafo. Pouco tempo depois a foto se tornaria capa do LP que trazia as principais músicas do festival.

 

 “Nosso amigo Jim Corcoran, o fuzileiro naval deitado no chão ao nosso lado na foto, comprou o álbum. Estávamos sentados em casa ouvindo, quando olhei para a capa, notamos a borboleta que Herbie tinha levado, e então percebemos que éramos nós.” 

Na época, não parecia uma grande coisa. Quem poderia saber que o festival se tornaria um momento tão importante no rock and roll?

“Hoje, quando as pessoas descobrem que aquele casal famoso em uma era de supostos amores livres ainda estão juntos 50 anos depois, ficam surpresas (e com razão).”

“Eu tento explicar essa foto como um casal de jovens de 20 anos que estavam apaixonados um pelo outro. Somos nós. É quem somos. Ainda. Você ainda pode nos encontrar de mãos dadas e abraçando um ao outro. Ainda assim – disse Ercoline.

Seu conselho para um relacionamento duradouro: “Muita comunicação. Não vá para a cama com raiva um do outro. É um dar e receber. Escolha suas batalhas.”

Nick e Bobbi se casaram em 1971 e tiveram dois filhos. Nick se tornou carpinteiro e inspetor de construções; Bobbi se tornou enfermeira. Eles ainda moram perto da fazenda onde aconteceu Woodstock, em Pine Bush, Nova York. 

“Estou muito feliz por fazer parte da experiência de Woodstock, é uma coisa maravilhosa compartilhar com alguém que você ama há 50 anos. Para algumas pessoas, a longevidade do nosso relacionamento é incrível. Com toda a loucura do mundo, Woodstock é uma coisa feliz.”


Fonte

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]