O Midnight Sun Festival e um pouco de geografia

Publicado em 05/07/2016 - Por

Semana passada compartilhamos algumas imagens que estavam sendo geradas durante o Midnight Sun, um festival de música eletrônica que acontece na Noruega entre os dias 29 de junho e 5 de julho.

O festival acontece nessa data para aproveitar os dias que se seguem ao solstício de verão no hemisfério norte. Esse é um período especialmente importante do ano, pois o clima relativamente ameno torna mais aceitável passar uma semana ao ar livre naquela região. Durante essa época na pequena ilha de Værøy, a temperatura oscila entre agradáveis 9 e 13 graus. 

Além do clima propício para um festival, essa época do ano proporciona um outro fenômeno interessante, o “Sol da Meia Noite”. Trata-se de um fenômeno natural que ocorre no norte e sul das regiões polares do planeta durante certas épocas do ano (21 de junho no norte e 22 de Dezembro no sul)  quando o sol passa vários dias sem se pôr no horizonte. 

Apesar de ser bastante popular e todos terem ouvido falar dele no colégio, nem todo mundo sabe ou lembra como ele funciona, como provaram algumas pessoas que nos enviaram mensagens “denunciando” a propaganda do Midnight Sun, alegando que se a Terra gira, seria impossível uma região do planeta receber luz natural por vários dias seguidos. Então vamos relembrar as aulas de geografia:

Basicamente as estações do ano acontecem porque a Terra possui um eixo de rotação inclinado em em um ângulo de aproximadamente 23 graus em relação ao Sol. Isso faz com que no início do verão no hemisfério norte, as regiões próximas ao Pólo (como Noruega, Islândia e Finlândia) fiquem muito mais expostas à luz natural. Em alguns casos, não chegam nem a entrar na área de sombra no período da noite, isso significa que o sol fica visível 24 horas por dia durante vários dias, dai o nome do fenômeno “Sol da Meia Noite”.

 

 

Além de propiciar um clima mais ameno e agradável, o fenômeno proporciona paisagens extremamente bonitas, com a luz natural variando do sol a pino até uma liluminação variando entre tons de laranjado e cor-de-rosa. Isso tudo somado às cachoeiras e montanhas nórdicas formam um dos cenários mais bonitos do mundo para um festival. 

Confira as imagens a seguir, todas feitas durante a “noite”:

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]