Pessoas que se arrepiam com música são mais felizes, saudáveis e bem sucedidas

Publicado em 26/09/2018 - Por

As pessoas que costumam sentir aquele arrepio em agum momento de uma música de que gostam parecem ter uma série de vantagens adaptativas em relação aos demais seres humanos.

A conclusão é de um estudo realizado por Matthew Sachs, pesquisador da Universidade de Harvard, ao lado de Robin Murphy, professor de psicologia experimental na Universidade de Oxford. Os pesquisadores descobriram que aqueles que realmente se envolvem com a música a ponto de sentir algum tipo de arrepio tendem a tirar notas mais altas na faculdade e ganhar até 12% a mais do que os outros, além de formar relacionamentos mais fortes e duráveis e serem mais felizes e saudáveis. 

Realizado em um festival durante dois dias, o estudo permitiu que os participantes assistissem a um show ao vivo enquanto usavam um dispositivo de monitoramento para testar suas respostas fisiológicas, incluindo frequência cardíaca e movimentos do corpo. Ao mesmo tempo, uma série de testes foram realizados para descobrir quais deles experimentavam o que eles definiram como “momento de arrepio”.

Falando sobre a pesquisa, Murphy disse: “O fenômeno dos arrepios nos intrigou por muitos anos e ter a oportunidade de testar os participantes em um cenário ao vivo certamente nos deu mais informação para pensarmos sobre o assunto.

“Os resultados do estudo são os primeiros a mostrar os diferentes traços de personalidade que caracterizam as pessoas que sentem arrepios. A evidência também sugere que estar verdadeiramente conectado com o evento tem um impacto real na nossa sensação geral de bem-estar e humor. ”

O estudo vem após o outro realixado em março e descobriu que assistir a música ao vivo uma vez a cada duas semanas pode aumentar a expectativa de vida em até nove anos. O que se seguiu logo após as pesquisas da Deakin University, em Victoria, na Austrália, concluiu que a música ao vivo deixa as pessoas mais felizes.

Fonte

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]