Review Progressive Festival 2017

Bora relembrar?

Eliel Cezar em 08 de Dezembro de 2017

Criada em março de 2013, a Progressive é hoje o principal evento de Curitba dedicado exclusivamente ao Psy Trance. Com edições regulares acontecendo a cada 2 ou 3 meses, o público se acostumou a ver em seu palco os maiores nomes da cena nacional e internacional dividindo espaço com vários talentos locais.

Essa mistura equilibrada e o profissionalismo na organização de cada edição rendeu à "Prog" um merecido protagonismo no sul do país, o que ficou evidente quando resolveram transformar a festa curitibana em um festival com vários dias de duração no interior de Santa Catarina. O público atendeu ao chamado e fez da primeira edição do Progressive Festival um verdadeiro sucesso.

O festival aconteceu durante os dias 2 a 5 de novembro na Fazenda Evaristo em Rio Negrinho, Santa Catarina e a escolha do local foi estratégica. A fazenda é um espaço pensado para a realização de eventos e por isso já possui uma estrutura física própria com diversas áreas de camping iluminadas e com pontos de luz para o público, banheiros de alvenaria com água quente, áreas verdes gramadas e belas cachoeiras. Além disso, o espaço já é conhecido pelos fãs de cultura psicodélica, pois já havia recebido o Adhana Festival na virada do ano de 2016/17 e há muitos anos é a casa do Psicodália, um dos maiores festivais de cultura alternativa do país.

 

 

Estrutura preparada para a chuva

Realizar um evento open air é sempre uma loteria no que se refere ao clima e as previsões para o Progressive Festival eram bem ruins. Isso provavelmente fez com que a organização do evento deixasse de lado a idéia qualquer idéia relacionada a grandes tendas de tecido e bioconstrução e optassem por um grande túnel de metal, coberto por um material plástico transparente e revestido internamente com tecidos coloridos. O toque final era dado por dois grandes projetores realizando video mapping por toda a estrutura. O resultado final funcionou muito bem, especialmente à noite e cumpriu sua função de manter o público relativamente seco e confortável.

 

 

Destaques do lineup

Logo na abertura do festival o público foi presenteado com a ótima apresentação em conjunto de Kadum e 4i20, com direito a música inédita criada em colaboração entre os dois artistas. Na sexta-feira o destaque ficou para a ótima sequência inciada pelo brasileiro Labirinto, seguido do mexicano 28 e logo após, o projeto em colaboração de ambos, o Shove.

Sábado era provavelmente o dia mais aguardado por boa parte do público: durante a tarde tivemos ótimas apresentações de Jhou, Twelve Sessions e Automack, que serviram de esquenta para um dos principais nomes do evento e uma das figuras mais queridas de toda a cena trance: Raja Ram. Do alto dos seus 75 anos ele não decepcionou e demonstrou uma energia incrível durante as mais de duas horas de apresentação. Destaque para a paciência e extremo carisma do  "vô Raja", dando atenção e tirando fotos com uma interminável fila de fãs ao final de sua apresentação. A noite de sábado ainda reservava outro ponto alto do evento com a sensacional performance do duo Mad Tribe. A junção de Mad Maxx e Space Tribe foi a apresentação mais elogiada pelo público.

Enquanto isso, do outro lado da fazenda, no Chill Out, Raja Ram voltava ao palco, mas agora trazendo seu outro projeto igualmente famoso, o Shpongle. A noite seguiu de forma surpreeendente com ótimos sets de techno de Lucas, Fábio Leal e Marco Lisa, levando o público de encontro a uma apresentação épica de Rica Amaral quando o dia já havia amanhecido.

O último dia ainda trouxe as ótimas apresentações do belga Anoebis e o versus de Inê e Rica Amaral. Apesar do clima de despedida que começava a pairar sobre o festival, a dupla contou com a alegria contagiante da pista cheia até o fim.

Atividades Alternativas

Festivais de trance não são apenas sobre música, existe toda uma corrente cultural com diversas interações com o público e no Progressive Festival não foi diferente: as atividades paralelas incluíam yoga, cromoterapia, redução de danos, entre outros, aconteciam durante o dia inteiro em um espaço alternativo. Havia também um espaço Kids, um ambiente multicultural com brincadeiras para as crianças e feirinhas com uma imensa variedade de artigos.

Vários artistas também se revezaram em uma série de bate-papos com dicas sobre produção musical e outros aspectos da vida de DJ.

 

Marcação pesada das autoridades

O destaque negativo dessa edição ficou por conta das autoridades locais. Em uma ação inédita, a Polícia Militar instituiu uma verdadeira "operação pente-fino" na entrada do evento, parando praticamente todos os veículos que por ali passavam e revistando cada mochila e cada bolso em cada peça de roupa. Existe diferença entre a fiscalização buscando a segurança do público e a repressão gratuita e, ao menos dessa vez, o "empenho" das autoridades mais atrapalhou do que ajudou na realização do evento, atrasando em horas a entrada de boa parte do público.

 

Saldo Positivo

Foram 4 dias que passaram com a velocidade de algumas horas. Com o sucesso da primeira edição, já começamos a especular quando acontecerá a segunda. Ao lado do Adhana (com edição confirmada para dezembro do ano que vem), Terra Azul e outros tantos festivais do sul do país, o Progressive Festival certamente ainda irá contribuir muito com o desenvolvimento  desse novo e belo momento que vive o Psy Trance no Brasil.

 

Mais Fotos

 

Fotos: ZOOE | Thiago Dea

Realização: DM7 Bookings

Comente!

A edição é limitada em 500 unidades
Confira os detalhes da próxima edição do evento criado em homenagem às mulheres
Confira os detalhes da edição mais esperada do ano
Cientistas queriam entender cérebro desses animais, que deixaram de ser antissociais sob efeito de ecstasy
Os ingressos são nominais e a transferência só pode ser feita uma única vez

Próximos Festivais

Mundo Sol festival de cultura de paz

15/11/2018

Lagoinha - São Paulo

Festival Colaborativo Ama-gi

23/11/2018

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Garden Festival 2019 - Além do Arco-íris

16/03/2019

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Assine Nossa Newsletter