A melhor maneira de relaxar e aproveitar um festival é dedicando um bom tempo para se preparar, garantindo que você terá tudo o que precisa. É claro que é preciso haver um equilíbrio, já que você terá que carregar sua mochila, portanto não há espaço para coisas desnecessárias!
Esse artigo foi escrito para quem vai a festivais de carro, mas as dicas servem para todos, e vão ajudar a garantir uma experiência confortável, agradável e segura. Confira:
Escolha mochilas adequadas para carregar suas coisas. Pense na sua movimentação e na distância que você vai percorrer do carro até o local do festival, e pense que quando chegar você vai sentar na mochila ou montar uma barraca sobre ela. A melhor opção, na maioria dos casos, é a mochila. Malas são difíceis de carregar no meio de muita gente. Descarte também qualquer mala com rodinhas, pois elas enroscam nas irregularidades do campo.
Leve itens apropriados para dormir. Você provavelmente vai precisar de uma barraca e sacos de dormir. Existem vários tipos de colchonetes leves; escolha um que não precise de uma bomba para encher, assim você não precisará carregar mais um item na bagagem. Se quiser uma opção mais prática, durma sobre suas roupas. Travesseiros podem ser um item de luxo, mas eles tornam o acampamento uma experiência bem mais agradável e podem ser carregados entre as suas costas e a mochila. Ou procure por pequenos travesseiros de acampamento que amassam para serem levados na mala e voltam a inflar na hora de usar.
Use as roupas certas. Roupas de festival devem ser divertidas, vale tudo! Entretanto, você deve se informar sobre o clima e se preparar para todas as possibilidades. Ao menos que esteja certo de que não vai chover, evite usar jeans, pois o tecido fica pesado com água e lama. Use shorts ou saias curtas e leggings com botas ou calças mais leves, do tipo que se usa para caminhar ou andar de bicicleta (escolha uma que seque rápido).
Leve um recipiente para água. O ideal é que seja um recipiente dobrável, porém uma garrafa de água qualquer já ajuda. Se a garrafa não vier com um acessório para carregá-la, compre ou faça um, assim você não terá que segurar a garrafa o dia todo, poderá deixá-la pendurada, sem que ela te incomode.
Você vai precisar comer. A quantidade de comida que você vai levar e a quantidade que você vai comprar lá depende de quanto dinheiro você vai levar, da distância entre sua barraca e o palco e da quantidade de coisas que você quer carregar pelo festival. Aqui estão algumas ideias:
Arroz, pasta, macarrão instantâneo e cuscuz marroquino são alguns exemplos de comida feita apenas com água quente. Leve ao menos uma que tenha o próprio recipiente, assim você não precisa levar tantos frascos vazios. Sopas e cremes em pó também funcionam.
Outros alimentos que não estragam e não precisam ser cozidos: salame, atum enlatado, carne seca, salsichas, queijo, iogurte, nozes, amendoins, barras de cereal, smoothies, pão sírio, barras de granola, chocolates/doces e, é claro, Pringles – o recipiente protege as batatas, evitando que se quebrem e, vazios, podem servir como um banheiro de emergência no meio da noite!
Um festival não é um festival sem a bebida. Assim como a comida, dá para comprar bebida no local, mas se você quiser levar seu próprio estoque, aqui vai uma dica: NÃO leve nada em garrafas de vidro. Se forem encontradas, as garrafas serão confiscadas, pois podem ser perigosas. Leve garrafas plásticas de água.
Todos passar a ter o mesmo cheiro durante um festival, portanto não precisa ficar muito preocupado. Leve uma escova de dentes, pasta, pente ou escova de cabelo, desodorante e, para as garotas, absorventes. Esses são os itens que você vai precisar – deixe seus cremes para rugas e loção pós barba em casa. Uma pequena toalha será útil se você for usar o chuveiro depois do show.
Leve itens “multi-uso”. Com um simples kit, você pode consertar coisas quebradas ou suprir a falta de itens que você esqueceu de levar. Leve fita adesiva, alfinetes, cordas, elásticos, pregadores e várias sacolas de plástico. Elas serão úteis para muitas coisas – você pode se sentar nelas, fazer uma capa de chuva, forrar seus sapatos e guardar roupas sujas.
Outros itens úteis que você pode levar: rolos de papel higiênico, um canivete suíço, isqueiro, uma lanterna (recarregáveis são as melhores), carregador de telefone portátil (o solar é perfeito), sacos plásticos seláveis (para guardar o celular, etc, e manter protegido da chuva), câmera (com bateria extra e cartão de memória), e dinheiro em notas pequenas (é muito difícil trocar notas altas em festivais).
Dependendo do festival que você vai, você pode querer levar alguns desses itens:
Crianças adoram festivais, mas é preciso muita preparação para garantir que elas ficarão felizes e seguras por lá. É ideal levar um carrinho para eles e todas as suas coisas, mas certifique-se de levar um cadeado pois pode ser arriscado passar pelos farristas bêbados! Leve uma caneta para escrever seu número de telefone nos braços da criança, nas suas roupas e protetores auriculares, caso eles caiam no sono ou se percam. Explique a eles o que devem fazer e para onde devem ir, caso se percam. Estabeleça as regras antes, ao invés de lidar com a surpresa depois.
Leve coisas para entretê-los, coisas que não façam muito barulho, não utilizem pilhas ou baterias e não tenham muitas partes. Coisas como bolhas, varetas e velinhas são divertidas.
Você vai precisar de: Ingressos, endereço do festival, um mapa ou GPS, número para emergências (verifique com o seu seguro, se ele cobre esse tipo de viagem, alguns te levam de volta para casa em caso de emergência). Se seu carro for pequeno, é melhor investir em bagageiros superiores. Você também vai precisar de cordas para prender a bagagem.
Quando voltar ao seu carro, depois do festival, você estará exausto, com fome, com frio e, provavelmente molhado. Deixe no carro uma mochila com roupas limpas, quentes e confortáveis, meias fofinhas, coisas para comer, uma toalha e um CD com músicas para relaxar. Ao fazer isso, sua volta para casa será bem mais agradável e esperada!
Lama é sinônimo de festival. Esteja preparado para ser guinchado do estacionamento, e certifique-se que você tem um gancho no porta-malas e coloque-o por cima de toda a sua bagagem, Leve CAPAS E GALOCHA também.
–
* Este artigo é uma contribuição do fotógrafo Bruno Camargo e foi publicado originalmente na página Até que a Grama Vire Lama. Você também gostaria de contribuir com um artigo? Então manda pra gente! Basta entrar em contato através do contato@psicodelia.org ou através da nossa página no Facebook.