Conheça 7 nomes da arte psicodélica

Publicado em 13/06/2016 - Por

A arte psicodélica foi um movimento com auge na década de 60 como resultado da contracultura e do estilo de vida hippie e rendeu obras no campo da literatura, música e artes visuais.

O movimento é caracterizado pela percepção de aspectos desconhecidos ou inusitados da mente humana, buscando sempre a criatividade sem limites. O uso de drogas psicotrópicas era um modo comum de abrir esses campos onde se pode ter experiências semelhantes a alucinações, mudanças de percepção, sinestesia e estados alterados de consciência semelhantes ao sonho, psicose e êxtase religioso.

Alex Grey

Provavelmente o nome mais famoso do movimento, Alex Grey é um artista norte-americano especialista em arte espiritual e psicodélica. Iniciou na carreira por influência dos pais e, em 1957, iniciou estudos no Colégio Columbus de Arte e Design.

O interesse de Grey na anatomia do corpo humano levou-o a estudar mais de dez anos na Universidade de Nova York. Grey é praticante da Vajrayana, uma espécie de extensão do budismo, e seus trabalhos se estendem a uma variedade de formas, incluindo performance, instalações, esculturas e pinturas. A ideia é chegar a uma contemplação perfeita entre o corpo, a mente e o espírito.

Curiosidade: Em 2007, Alex Grey foi convidado a criar um painel ao vivo no meio da pista principal da Tribe, em São Paulo (foto abaixo)

 

Cameron Gray

O australiano Cameron Gray é um premiado artista gráfico e fotógrafo selecionado pela Biblioteca Nacional da Austrália como um dos principais artistas do século 21. O trabalho transcendental de Cameron é exibido regularmente em bares de toda a Austrália, e pode ser visto no Museum of Computer Art, em Nova York.

 

Jonathan Solter 

Jonathan Solter se define como um artista que dedica seu tempo a arte, a vida e ao amor. Vivendo na baía de São Francisco, ele é um artista especializado em civilizações antigas, viagens dimensionais e animismo. Sua arte já foi exposta internacionalmente, e em todo os Estados Unidos.

 

Matei Apostolescu

Matei Apostolescu é um ilustrador freelancer que vive na Romênia e que você provavelmente já viu algumas de suas pinturas pela internet e redes sociais. Em seus trabalhos, ele usa todos os tipos de ferramentas de desenho que vão desde lápis, marcadores, sprays e programas como o Photoshop e o Illustrator.

 

Michael Garfield 

O jovem Michael Garfield é pintor, músico, poeta e um dos artistas de maior destaque da arte psicodélica recente. Já expôs em vários festivais de arte pelo mundo – como Wakarusa, Electric Forest, Sonic Bloom, Rothbury, Rootwire, Trinumeral, Bear Creek, Motion Notion – e descreve suas ilustrações como uma forma de mostrar o campo energético que há na música.

 

Pouyan Khosravi

O jovem Pouyan é um artista digital inglês. Depois de uma viagem à Índia, ele ficou fascinado pela cultura psicodélica em Goa. Sua arte expressa os mistérios espirituais e é inspirado nas realidades dentro da psique. O simbolismo antigo e a geometria sagrada podem ser vistos ao longo de suas obras como uma maneira de se comunicar com a mente e o inconsciente.

 

Randal Roberts 

Randal Roberts é um artista cuja criatividade parte da ideia de libertar o espírito. Interessado por artes visuais desde a juventude, Roberts só decidiu se dedicar totalmente a arte psicodélica depois dos 30 anos. Uma de suas principais influências é Alex Grey, já que desde jovem tem mantido contato com ele.

 

Fonte: Geekness

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]