No início dessa semana a Forbes, uma das mais importantes revistas do mundo sobre negócios publicou uma lista com os 17 DJs mais bem pagos do mundo, a Electronic Cash Kings 2019. A lista levou em conta o faturamento dos artistas entre 01 de junho de 2018 e 01 de junho de 2019 e não, não espere encontrar nenhum artista de Psytrance. 🙂
Além de ser o primeiro ano que Calvin Harris não ocupa o primeiro lugar desde 2012, a nova lista apresenta algumas mudanças, com DJs mais jovens encabeçando o grupo e vários nomes novos.
O norte-americano Diplo entra no Top 5, enquanto o Tiësto cai para a sexta posição. Martin Garrix sobe três posições, aumentando em cerca de 6 milhões de dólares o faturamento em relação aos seus números de 2018.
Armin van Buuren retorna à lista pela primeira vez desde 2013, o ano em que Calvin o superou em ganhos. Skrillex também retorna à lista, após um ano de turnês e lançamentos, onde ele foi visto novamente em movimento. Outro novo nome é Alesso, que está no 13º lugar, totalizando U$12,5 milhões, entre Skrillex e Afrojack.
“Nossa lista dos DJs mais bem pagos do mundo classifica os artistas de música eletrônica em todo o mundo usando ganhos antes de serem descontados os impostos, de 1º de junho de 2018 a 1º de junho de 2019. Não deduzimos taxas de advogados, agentes e gerentes. As estimativas são baseadas em números da Nielsen, Pollstar, Bandsintown e Songkick, bem como entrevistas com especialistas do setor e muitas das próprias estrelas”, explicou a Forbes sobre como a lista é feita.
–