Samsara: A experiência além da música

Publicado em 31/08/2016 - Por Camila Canabarro

Conversamos com a equipe do Samsara Festival, evento que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro em Uberlândia, Minas Gerais. Junto de Universo Paralello e Kranti, o Samsara é um dos festivais de Psy Trance mais antigos e respeitados do país. Ao completar 17 anos de existência, ele chega a mais uma edição que tem tudo para ficar na memória dos participantes.

 

O Samsara prepara cada detalhe para maximizar a experiência do público. Além do conforto trazido pela sombra natural das árvores, o festival também oferece a decoração e line up pensado com um extremo carinho, afinal, quem participa de um festival contracultura está em busca de novas experiências, algo que vá além de escutar música. Nessa edição o Samsara dará ainda mais suporte ao público trazendo um projeto de redução de danos que estará distribuindo informação e dando apoio aos participantes. O grupo irá difundir folhetos sobre drogas psicoativas e fornecer atendimento especializado através de profissionais como psicólogos e médicos. 

 

 

“A busca por um conceito visual e marketing é muito necessário atualmente, desde que seja equilibrado” – Organização do Samsara

 

ESTRUTURA

O Samsara vai acontecer na fazenda Cabeceira do Lobo, em Uberlândia. Um local cercado por natureza, onde as enormes árvores acabam fazendo parte da decoração. Ampla área de camping com gramado verdinho e muita sombra, lago, estrutura de banheiros e chuveiros também fazem parte do evento. A decoração aliada a natureza reforça o conceito do Samsara, criando um contexto mágico.

 

LINE UP

O ponto mais importante do Samsara não vai deixar a desejar. Esse ano o destaque no line up é a presença de Alexey, um russo que faz parte do projeto Transdriver. Mesmo tendo mais de 20 anos de carreira essa será sua primeira vez no Brasil. Vai ser no Main Stage que o público terá experiências incríveis e trancedentais.

Vídeo: UP Audiovisual

 

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

O Samsara está fazendo 17 anos, é um dos festivais mais antigos do Brasil. Como é olhar a cena atual e ver que vocês foram percursores do que temos hoje?

O sentimento é de felicidade e alegria, pois hoje vemos um grande mercado para todos exercerem seus trabalhos. Nos primeiros anos, havia muita força coletiva e união de amigos para promover as festas e festivais, aonde somando as forças de trabalho realizava-mos nossos encontros psicodélicos. Geralmente o publico da festa era quem tinha trabalhado por ela. Atualmente essa força ainda é muito importante, mas pelo desenvolvimento do mercado e das empresas que prestam serviço, tudo ficou melhor. Ao longo desses 17 anos ainda conseguimos reunir grandes amigos no Samsara que estavam desde a primeira edição e juntos trabalhamos para fazer as edições seguintes. Enfim, 17 anos é muita história vivida, e continuarmos nos reencontrando todo ano…

O Psy Trance tem crescido de forma acelerada nos últimos anos, a cada dia que passa temos um número maior de pessoas que apreciam a cena. Com isso, é natural uma maior procura por eventos como o Samsara. Vocês acham que há um limite de crescimento para eventos com essa mesma proposta, ou quanto maior, melhor?

Tudo depende da qualidade da produção do evento. Temos experiência em ver que quanto maior o público, temos menor a qualidade em quase todos os setores do evento. E de fato é mesmo, pois tanto para a produção do evento, quanto para o público fica tudo mais complicado e difícil. As filas aumentam pra tudo, portaria, estacionamento, caixas, banheiros, etc .. Acredito que uma média boa para atender são de 3 a 5 mil pessoas. A partir dessa quantidade já complica.
Se passaram muitos anos desde a primeira edição do Samsara, isso é uma marca muito importante. Quais foram os “momentos chave” para a evolução e crescimento do festival?

Foram vários momentos importantes que nos trouxeram até aqui, temos que citar a origem do Samsara que foi no ano 2000, e nesse percurso tivemos encontros com pessoas especiais que foram nos direcionando e fortalecendo nossas idéias. Algumas dessas pessoas traziam conhecimentos e sentimentos evolutivos para nós como indivíduos e como coletivo faziam as coisas andarem pra frente. As “parcerias” sempre foram nossa base de trabalho, pois sempre valorizamos as relações com as pessoas que nos ajudam a produzir o festival. Ao longo dos anos mantemos os mesmo prestadores de serviço, fornecedores, e colaboradores. E isso sempre nos dá uma segurança em fazer o evento seguinte, pois sentimos que tem várias pessoas cuidando do festival com amor e respeito. A busca pela evolução do trabalho ,ou seja, a evolução das idéias também é o que nos motiva sempre a ir em frente na busca por desafios maoires.

Comparando com as primeiras edições, é provável que muita coisa tenha mudado. Mas ainda há alguma coisa que continue igual?

Com relação a ao trabalho que executamos, sinto que a cada ano temos que nos superar, sempre buscando uma forma de criar desenvolvimento para o festival, melhorando técnicas de montagem, técnicas de administração, gestão de pessoas, planejamento, publicidade .. tudo sempre exige uma adequação e ajuste ao momento em que estamos vivendo. E por outro lado, pra nós o que continua o mesmo, é o desejo de fazer com amor, unir pessoas, celebrar a vida e a amizade, e transmitir uma experiência paralela evolutiva ao público que nos prestigia.

Atualmente tem se falado muito em políticas de redução de danos nos festivais de música eletrônica, conversamos com um desses projetos o ResPire e descobrimos que muitos organizadores ficam receosos na hora de implementar projetos como esse. Como o Samsara lida com essa situação? Quais projetos de redução de danos vão estar presentes no festival?

No Samsara nos preocupamos muito com isso, e buscamos trazer projetos como o ResPire para dar suporte ao nosso publico. Entendemos ser de fundamental importância esse trabalho dentro dos festivais e festas, pois ele ajuda a informar os participantes sobre os riscos de drogas psicoativas, trazendo folhetos informativos, fornecendo atendimento com psicólogos e médicos, criando áreas de descanso e recuperação. O Samsara já teve dificuldade para conseguir montar a área de redução de danos, devido aos poucos núcleos que existem no Brasil. Para este ano já fizemos contato com grupos como o ResPire, e esperamos contar com este espaço em 2016.

Quais são os artistas de maior destaque nessa edição?

Esse ano gostaríamos de destacar a presença de um músico da Rússia, o nome dele é Alexey, e e produz o projeto Transdriver. Ao longo de 20 anos de carreira, será sua primeira vez no Brasil, mesmo sendo um dos músicos pioneiros de música Psytrance. Um segundo destaque será nossa decoração na floresta, aonde é nossa pista principal “Main Stage”. Ali teremos momentos mágicos e transcendentais em 2016, pois contaremos com a presença de um dos melhores decoradores da Europa. Quem vir ao festival sentirá essa magia que planejamos com muito carinho e cuidado pra todos.

O Samsara é um festival que trabalha sua imagem de forma muito eficiente, com uma comunicação profissional e fazendo um bom uso das mídias digitais, etc. Porém, na nossa cena ainda existem excelentes festivais que carecem de profissionalismo na área de marketing. Você acha que no meio do Psy Trance ainda há preconceito com festivais / artistas que investem em marketing? Por quê?

Tudo depende de um equilíbrio, se festa/festival tem uma boa marca e arte visual, o evento não necessitará de ficar poluindo e exagerando as mídias sociais que temos pra divulgar. A busca por um conceito visual e marketing é muito necessário atualmente, desde que seja equilibrado. O investimento dos artistas em marketing também tem de haver seu equilíbrio senão ele se torna um verdadeiro “marketeiro” das mídias, deixando em segundo plano o essencial que é o trabalho, ou seja, a música. Acho que não existe preconceito, existe uma negativa pra quem usa em excesso.

Deixe uma mensagem para a galera que vai curtir o festival:

Bom pessoal, primeiramente queria agradecer pela entrevista, pois é muito importante a gente expressar nossas opiniões de forma organizada, levando esclarecimento e passando nossa energia para as pessoas.

Para quem vem para o festival, desejamos uma boa experiência por aqui, pois trabalhamos muito para fazer vocês terem sentimentos maravilhosos e de contato com outras dimensões. Tudo foi cuidadosamente pensado para trazer alegria e felicidade para todos. Depositamos muito amor em todas as partes desse projeto. Quando chegarem ao festival, respire e sinta a energia mágica da floresta. Estamos esperando vocês!

 

Saiba Mais

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]