Suomisaundi: uma vertente finlandesa de Psy

Publicado em 08/08/2008 - Por Eliel Cezar


Nem só de muita bebida, frio e Fórmula 1 vive o pessoal da Finlândia. Uma nova vertente de psy criada por lá vem ganhando cada vez mais espaço no circuito mundial de trance. O suomisaundi, freeform ou ainda spugedelic tem como principal característica a liberdade de criação e a inexistência de regras.
Goa sound, acidtrance, samples meio esquisitos e até sons de vídeo-games antigos costumam ser usados nas músicas que, diferentemente do full on, não têm restrições. O nome, que para nós soa estranho,  significa exatamente “som finlandês” (suomi quer dizer finlândia na língua local e saundi significa som). Além da Finlândia, o suomi também é produzido na Nova Zelândia e na Austrália, vem se expandindo em Israel, na Rússia e no Japão, mas ainda é praticamente desconhecido no Brasil.
Ficou curioso pra saber o que afinal é esse som? Confira no vídeo uma pequena amostra (pequena porque o suomi é bem variado mesmo) do Elixiria Free Festival e aproveite para conhecer a maneira finlandesa de fazer festivais alternativos. E veja que o povo de lá nem é tão mal-humorado como se costuma dizer.

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]