Algum tempo atrás, nós publicamos uma matéria levantando algumas questões que podem levar o Warung Beach Club a fechar suas portas ou mudar de lugar – a principal razão seria a construção de condomínios de luxo na vizinhança do superclub. Pois bem, os ingleses compartilham dessa nossa dor de possivelmente perder um de seus mais tradicionais clubs para o mercado imobiliário.
No dia 26 de fevereiro uma decisão de Boris Johnson, prefeito de Londres, poderá decretar o fim de uma das baladas mais importantes para a história da música eletrônica: Ministry of Sound. Trata-se de um empreendimento da Oakmayne Properties, que pretende contruir flats nas proximidades do club. Com moradores nas redondezas, o temor é que a reclamação pelo som alto e pelo alto fluxo de pessoas inviabilize a existência da balada.
O executivo-chefe da Ministry, Lohan Presencer, disse à DJ Mag que existem diversas adaptações ao projeto que viabilizariam a construção dos flats sem afetar a casa, mas segundo ele, os donos da empreiteira se recusam a fazer reuniões sobre o assunto. Aparentemente, só o prefeito pode reverter este quadro delicado.
Você pode estar se perguntando agora “Mas qual o problema em fechar uma balada? Outras podem surgir no lugar”, mas vale lembrar um pouco do que é Ministry of Sound. Além da famosa balada, que já hospedou diversas vezes a entrega do Top 100 DJ Mag e foi o berço da cena inglesa, por trazer os ícones do house americano nos anos 90, a marca também está à frente de um selo, de uma estação de rádio, de uma linha de roupas e de uma companhia de equipamentos.
A marca Ministry of Sound é a base de toda a cena eletrônica inglesa, e a balada é a “Meca” para estas pessoas. O significado simbólico deste fechamento pode causar uma crise na EDM da Inglaterra, afetando inclusive o mercado mundial do ramo.
Ano passado, quando o iminente fechamento começou a se tornar público, foi criada uma campanha pelo salvamento da casa. Para assinar a petição, que recebeu apoio de nomes como DJ Mag, Fatboy Slim, Calvin Harris e Pete Tong, basta clicar neste link. Além disso, foi criada a hashtag #savemosclub, para as pessoas manifestarem suas opiniões a favor do club nas redes sociais.