O Om (ॐ) é muito utilizado em tatuagens, estampas de camisetas e largamente empregado em materiais relacionados à cena eletrônica. Porém, apesar de muito popular, nem todos conhecem seu significado. O Om é, antes de tudo, o mantra mais importante do hinduísmo.
Primeiro vamos entender o que é mantra: é uma sílaba ou oração dito de forma repetida com o objetivo de relaxar e induzir um estado de meditação em quem canta ou escuta.
No hinduísmo, o OM é o nome universal do Senhor. É composto dos sons à (foneticamente como em “manhã”), U (foneticamente como em “ungir”) e M (foneticamente como em “mamãe”). É considerado o som mais próximo da palavra divina e o som primordial do Universo.
Seu símbolo consiste de três curvas (curvas 1, 2 e 3), um semicírculo (curva 4) e um ponto.
Estes são os três estados da consciência de um indivíduo, já que o pensamento místico Indiano acredita que a realidade manifestada inteira se origina desta consciência, portanto estas três curvas representam o fenômeno físico.
Os hinduistas acreditam que o Senhor criou o mundo depois de cantar “om”. Por isso, seu som é usado para criar um começo promissor para qualquer tarefa que alguém possa empreender.
–
Fonte: Amma