Afinal, o que é Psicodelia? Por que este é o nome do site?

Publicado em 03/12/2012 - Por Mohamad Hajar

Apesar das comemorações estarem acontecendo há meses (desde a festa com Ritmo no Club!), hoje é o verdadeiro aniversário de 5 anos do Psicodelia.org. Nesse tempo todo, nós vivemos muitas coisas diferentes, muitos altos e baixos, muitas transformações e, principalmente, aprendemos muito. Uma das coisas que aprendemos é que o mundo é enorme, e a diversidade cultural dele é quase inifinita.

Isso nos encantou tanto, que optamos por diversificar nosso conteúdo também. Levar ao nosso público todas essas “descobertas”, esses mundos novos e diferentes, que não nos cabe julgar se possuem mais valor que o nosso. Porém, isso começou a nos causar problemas com relação ao nome, e uma pergunta passou a ser recorrente: Afinal, cadê a Psicodelia deste site?

O QUE É REALMENTE PSICODÉLICO?

Antes de falar do site, vamos entender o que é psicodelia, termo derivado da palavra “psicodélico“. A origem etimológica é grega: psico, que significa “alma” ou “atividade mental”, somado ao sufixo ~delo, que significa “visível”, “claro”, “evidente”. Ou seja, psicodelia nada mais é do que uma atividade mental (ou espiritual) clara e evidente.

Nos anos 60, as pessoas começaram a usar algumas drogas com fortes efeitos no cérebro, como o LSD. Estas drogas proporcionavam uma visão diferente do mundo, como se fosse um esclarecimento repentino, uma epifania. Não demorou muito para alguém se lembrar do significado de “psicodelia” e atrelar a palavra ao uso destas drogas, como se fosse a única forma de atingir tal atividade mental elevada. Foi aí que a psicodelia teve seu primeiro contato com o mundo da música, quando qualquer produção intelectual elaborada sob o efeito de alucinógenos foi classificada como psicodélica – especialmente o rock psicodélico.

Avançando um pouco no tempo, pousamos em Goa, na Índia, nos anos 80. Hippies, viajantes, buscadores espirituais e várias outras pessoas ligadas à contra-cultura criaram, intuitivamente, um novo estilo musical. Na época, a música do momento era o acid (techno e house) – note que até o nome dos estilos faziam alusão à droga. O que aconteceu em terras indianas foi que pegaram o 303 desta música e adicionaram elementos tribais e étnicos, em detrimento ao som urbano e industrial do estilo de origem. A este movimento, deu-se o nome de Goa Trance.

O Goa era o passo adiante do rock psicodélico. Com a grande variedade de timbres e elementos que a música eletrônica proporciona, o som ficou mais hipnótico e trancedental. Porém, ao mesmo tempo, era um som complexo e de difícil assimilação para os mais leigos, o que original um sub-gênero que, finalmente, é aonde queremos chegar.

No início dos anos 2000, artistas começaram a diminuir o excesso de melodias repetitivas e deram mais enfase nos elementos psicodélicos – nascia aí o tal do psychedelic trance, vulgo psy. O estilo começou a ganhar o mundo, especialmente em países como Brasil, México e Japão, e com a popularização, a identidade foi se perdendo também. Na segunda metade da década, grandes nomes como Skazi, Astrix e Sesto Sento estavam tocando para multidões de dezenas de milhares de pessoas, mas também estavam tocando um som mais quadrado, enlatado, “menos psicodélico”.

Enfim, fizemos toda essa viagem no tempo para demonstrar duas coisas bem importantes:

– A psicodelia não está obrigatoriamente ligada ao estilo musical psytrance – o próprio psy aderiu a um conceito criado décadas antes e usado por diversas vertentes musicais, do rock psicodélico ao acid techno;

– A psicodelia não está obrigatoriamente ligada às drogas – apesar deste ter sido o uso mais comum da palavra nos últimos 50 anos, sua origem etimológica remete a atividades mentais intensas, não necessariamente com uso de aditivos;

MAS AFINAL, CADÊ A PSICODELIA DO SITE?

Bom, já está claro que o fato deste site não falar exclusivamente de psy não torna o nome inválido, mas ainda assim, cadê a psicodelia dele?

Não vamos ser hipócritas: o nome foi criado em 2007, quando o psy era a maior moda no Brasil e nós eramos seguidores dela. Porém, o tempo passou, e a proposta conceitual do site mudou. E por que não mudamos o nome? Exatamente por acreditar que ele não é propriedade exclusiva de uma cultura só.

Psicodelia é atividade mental intensa, evidente, e isso pode ser alcançado espontaneamente de diversas formas. Praticamente todas as formas musicais podem ser consideradas psicodélicas: se você gosta dela a ponto de entrar em um transe hipnótico durante um set ou show inteiro, a ponto de ignorar qualquer rótulo, preconceito e olho torto enquanto dança, e encontra a si mesmo ou a qualquer coisa que esteja buscando, você está sendo psicodélico. Naturalmente que sons feitos com este propósito (como o psytrance, o goa trance, o rock psicodélico) proporcionam este estado de espírito com mais facilidade, mas se pararmos para ouvir um live inteiro de gente como Gui Boratto (techno), Armin van Buuren (euro trance) e até mesmo deadmau5 (electro / prog house), encontraremos muita musicalidade e muita introspecção.

E trazendo isto para o site, a nossa maior proposta é ampliar os horizontes dos nossos leitores. Fazer o cara do psy conhecer technos que lhe agradem, fazer o fã do Guetta ouvir um electro melhor que o do francês, fazer o público leigo perceber que existe conteúdo rico por trás do “tuch tuch” que eles não entendem. A proposta do Psicodelia.org é ser a fonte de uma atividade mental intensa para os leitores, é fazer eles repensarem a música que tanto amam e conhecerem novas sonoridades. É por isso que este nome jamais mudará.

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]