Aumente sua produtividade com música eletrônica

Publicado em 18/01/2016 - Por Camila Canabarro

Que a música melhora funções cognitivas e produtividade muitos já sabem, mas poucos sabem que a música impacta em nossa capacidade de percepção. Pensando nisso, os pesquisadores Carol A. Smith e Larry W. Morris da Middle Tennessee State University realizaram um estudo sobre os efeitos da música no cérebro. O resultado apontou que estudantes que ouviam suas músicas favoritas durantes uma prova tiveram pontuações baixas, ao contrário dos que escutavam músicas “sedativas” (ou sem vocais) que se saíram muito melhor.

A explicação é que os vocais na música geralmente distraem por estimular emoções e lembranças. Esse impacto que os vocais geram em nosso cérebro muda de um indivíduo para outro, porém, é a maior ameaça para a concentração.

Um dos estudantes que participou da pesquisa conrda: “Eu ouço música eletrônica como techno, ás vezes dubstep, mas somente música que não tem letras e canções, porque se tem letras e canções eu não consigo me concentrar”.

Letras à parte, a própria tonalidade da música pode afetar a capacidade de percepção do cérebro. Em 2002, um grupo de crianças de sete à dez anos foi submetido à uma série de testes de matemática e memória ouvindo música suave. Depois fizeram uma segunda etapa ouvindo música mais agressiva, e uma terceira etapa em silêncio total. O estudo revelou que os estudante tiveram melhor desempenho quando ouviam música mais serena, embora a personalidade de cada estudante não tenha afetado o estudo.

via Phouse

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]